Topo

'Conselheiro', Luxa defende Deivid e elege Neymar o 'nome da Copa de 2014'

Deivid e Neymar receberam atenção especial do técnico Vanderlei Luxemburgo - Fernando Maia/UOL e VIPCOMM
Deivid e Neymar receberam atenção especial do técnico Vanderlei Luxemburgo Imagem: Fernando Maia/UOL e VIPCOMM

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

24/10/2011 07h10

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, adotou o melhor estilo “conselheiro” após o empate em 1 a 1 entre o Rubro-Negro da Gávea e o Santos, no último domingo, no Engenhão, pela trigésima primeira rodada do Brasileirão. De bom humor, Luxa analisou o momento de dois jogadores que marcaram os gols do jogo e vivem fases distintas no futebol brasileiro: o contestado Deivid e o idolatrado Neymar.

O primeiro é amigo de longa data do treinador e um dos pilares no comando do Flamengo. Os dois estão sempre conversando no dia a dia. Deivid não conta com a simpatia da torcida, mas possui o respaldo de Luxa. A atuação contra o Santos recebeu elogios e fez o técnico “debater” com torcedores.

  • Divulgação

    O badalado Neymar posa para fotos com os filhos da presidente Patricia Amorim, do Fla: idolatria

“Quando o Deivid atua como segundo atacante é outro jogador. Com o Ronaldinho e Thiago Neves, ele acaba se sacrificando, pois tenho que escalá-los. Hoje (domingo), o Deivid contou com a referência do Jael e fez a melhor partida sob o meu comando. Na hora das substituições alguns torcedores me pediram para tirá-lo. Mas como? O cara está jogando bem e não errou quase nenhuma jogada. Ele é criticado e tem 12 gols no campeonato. Alguns atacantes por aí não possuem sequer a metade dos gols dele, mas mesmo assim o criticam. Não tem problema. Estamos caminhando para os nossos objetivos e ele vai nos ajudar”, afirmou o treinador rubro-negro.

Quando trabalhava no Santos, Luxa participou de parte do amadurecimento e subida da sensação Neymar ao time profissional. O técnico do Flamengo ressaltou a boa atuação do camisa 11 da Vila Belmiro e o elegeu antecipadamente o craque da seleção na Copa de 2014, que será disputada no Brasil. Porém, não deixou de dar um conselho para a sua formação definitiva.

“Acho que o Neymar é um dos melhores jogadores do futebol mundial. A única coisa que vou lembrar é que o Gentile marcou o Zico na Copa de 1982 e não o deixou andar. É  a mesma situação do Neymar. Os árbitros precisam entender que ele pode receber uma marcação dura, mas leal. Não dá para encostar no Neymar e virar falta. Existe uma marcação enorme já por conta disso. Seria fundamental para o crescimento dele que os árbitros apitassem de forma natural. O Neymar joga muita bola, fez isso novamente e vai ser o grande nome do Brasil na Copa do Mundo de 2014”, encerrou Vanderlei Luxemburgo.

Na “crista da onda”, Neymar deixou o Engenhão cercado por seguranças após tirar fotos até com os filhos da presidente Patricia Amorim, do Flamengo. Por sua vez, Deivid foi um dos últimos a ir para casa. Sem badalação, o camisa 9 rubro-negro saiu do estádio na companhia do zagueiro Welinton.