Topo

Grêmio prioriza trabalho de finalizações e busca novo ataque para 2012

Principal atacante do Grêmio, André Lima lamenta temporada ruim e deve perder titularidade em 2012 - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Principal atacante do Grêmio, André Lima lamenta temporada ruim e deve perder titularidade em 2012 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

25/10/2011 11h06

A direção do Grêmio definiu que ao menos dois atacantes serão contratados para 2012. A avaliação do clube é que o setor foi insuficiente durante a atual temporada. Buscando seguir nos planos, os jogadores do setor se esforçaram em trabalho de finalização na manhã desta terça-feira.

O trabalho foi o primeiro dos dois turnos previstos. Depois de dois dias de folga, o elenco retomou atividades, mesmo tendo poucos objetivos no Brasileirão. Longe das pontas extremas da tabela, a motivação momentânea é o duelo com Ronaldinho Gaúcho, desafeto do clube, marcado para este domingo.

André Lima, Miralles, Brandão, Mamute, Everaldo, Leandro e Diego Clementino. Estes são os atacantes atualmente no grupo principal do Grêmio. Leandro ainda não retornou após participação nos Jogos Pan-Americanos. Brandão tem lesão muscular no adutor da coxa direita. Mas os outros se esforçaram para "ganhar pontos" com Roth e permanecer nos planos.

"O ataque é o setor que mais precisamos de jogadores. São dois. Não foi fácil o ano. Desde que perdemos o Jonas, em janeiro, não conseguimos um substituto. O André se lesionou, o Borges não repetiu o ano anterior por um descompasso com o antigo técnico, foi um ano difícil", disse o presidente Paulo Odone.

Miralles trabalhou com o restante do elenco nesta terça, mas segue como primeiro na lista para ser negociado. Diego Clementino tem vínculo encerrando ao fim de dezembro e também não deve permanecer. Portanto, além de André Lima - que dificilmente seguirá como titular - somente os mais jovens irão ficar. Everaldo sequer estreou nos profissionais, Mamute tem apenas 16 anos e Leandro ainda é considerado insuficiente.

Os números comprovam a fase temerária dos atletas de frente do Grêmio. Dos 100 gols marcados pelo time tricolor na atual temporada, somente 24 são se atacantes que ainda fazem parte do grupo. André Lima tem 13, Leandro 8, Brandão 2 e Miralles 1.

Kleber, do Palmeiras, é o primeiro objetivo. O jogador é fruto de reuniões em São Paulo e Porto Alegre. Além dele, mais um será contratado. Enquanto isso, os representantes da linha de frente gremista buscam reverter um quadro tão negativo.

O Grêmio volta a campo no domingo, quando enfrenta o Flamengo, no Olímpico, pela 31ª rodada do Brasileirão. O duelo está marcado para as 16h (horário de Brasília).