Topo

Deficiência técnica das laterais dá dor de cabeça e testa criatividade de Felipão

Gabriel Silva foi quem mais se firmou na lateral, mas vem sendo criticado e pode perder a vaga -
Gabriel Silva foi quem mais se firmou na lateral, mas vem sendo criticado e pode perder a vaga

Luiza Oliveira

Em São Paulo

30/10/2011 07h03

Luiz Felipe Scolari está tendo uma verdadeira dor de cabeça para escalar o Palmeiras. O técnico sofre com a falta de qualidade técnica nas laterais e ainda não encontrou uma solução para o problema. Dessa forma, é obrigado a testar sua criatividade com improvisações, broncas e até treinos inusitados.

Para a partida contra o Atlético-MG, neste domingo, na Arena do Jacaré, o setor voltou a ser motivo de indecisões. O comandante disse que ainda não escolheu quem começará jogando e criticou até Gabriel Silva, que tem se mantido como titular no lado esquerdo.

“Não está definido, não sei qual o jogador vou colocar, mas o Gabriel [Silva] teve algumas dificuldades quando voltou da seleção [brasileira campeã mundial sub-20], deu uma melhorada e depois voltou a ter uma dificuldade a mais junto com o restante da equipe”, disse.

A deficiência é tamanha que Felipão chegou a promover um treino especial apenas com a presença dos atletas da posição. Durante cerca de 1 hora na quarta-feira pela manhã, eles treinaram cruzamentos e ouviram muitas broncas do comandante que mostrou até bom humor. Após Gerley isolar uma bola para o estacionamento, em direção ao centro de treinamento do São Paulo, o técnico brincou: ‘Vai pegar a bola lá do outro lado do muro porque o Leão vai ficar bravo’.

Em toda a sequência sem vitórias do Palmeiras, nos últimos seis jogos, Gabriel Silva foi titular no lado esquerdo. Mas está perdendo espaço e chegou a ser substituído por Gerley durante o jogo contra o América-MG por causa de uma péssima atuação. No treino do início da semana, Rivaldo ganhou a vaga do jogador da seleção Sub-20.

Apesar de passar por mal momento, ele segue como favorito, já que seus concorrentes também não deslancham. Gerley colecionou críticas em suas aparições, enquanto Rivaldo tem sido mais usado no meio de campo e foi relacionado como volante na última lista de convocação.

No lado direito, os problemas se repetem. Cicinho é o dono da posição, mas também não convence após um início promissor no clube. Ele chegou a ser substituído pelo volante Márcio Araújo que 'quebra um galho' quando é improvisado no setor.

Paulo Henrique até causou boa impressão em sua estreia contra o Santos, cinco meses após sua apresentação no clube, mas caiu rapidamente. Contra o Fluminense, teve atuação muito ruim e saiu irritado de campo ao ser trocado por Rivaldo. O substituto foi para o meio de campo e Márcio Araújo mais uma vez tentou salvar a posição.

Diante de tantas incertezas, ainda não há definição contra o Atlético-MG. Felipão disse que dependerá da formação adversária. “Nós temos uma pequena dúvida e vamos escolher de acordo com a colocação em campo do Atlético. Vamos fazer uma análise até porque, possivelmente, um dos laterais vai ter de jogar por dentro. Temos o Gabriel e o Rivaldo, que muitas vezes usei nessa posição, jogando por dentro, e foi bem. Não é a posição dele, mas podemos solicitar a ele que faça algo diferente para o bem do Palmeiras”, disse.