Topo

Se quiser o título novamente, Flu terá que fazer reta final superior à do primeiro turno

Jogadores do Flu sabem que somar pontos nas últimas rodadas será fundamental - Dhavid Normando/Photocamera
Jogadores do Flu sabem que somar pontos nas últimas rodadas será fundamental Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Luiz Maurício Monteiro

No Rio de Janeiro

02/11/2011 07h15

A seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense é um dos reais candidatos ao título, afinal está apenas cinco pontos atrás do líder Corinthians. Porém, se quiser mesmo repetir o feito do ano passado, a equipe das Laranjeiras terá que demonstrar um desempenho bem superior ao da reta final do primeiro turno. Contra os mesmos seis adversários que ainda tem pela frente, o Flu teve um aproveitamento de 38,8 %. Dos 18 pontos disputados, apenas sete foram conquistados, que se somados aos 53 atuais ficam bem longe dos 71 alcançados no tricampeonato de 2010.


Ainda naquela maré de oscilação que marcou a campanha de 2011, o Fluminense teve uma participação apenas razoável nas últimas seis rodadas do primeiro turno. Ao todo foram três derrotas, para Grêmio (2 a 0), Botafogo (2 a 1) e o lanterna América-MG (3 a 0), um empate com o Vasco (1 a 1) e vitórias sobre Figueirense (3 a 0) e Internacional (2 a 0 ), justamento o adversário deste domingo.

Já na temporada passada, quando deu um sprint final decisivo para a conquistar o título, o Tricolor das Laranjeiras venceu quatro e empatou dois dos últimos seis jogos. Se repetir o feito, a equipe do técnico Abel Braga chegará a 67 pontos, uma pontuação que, devido ao grande equilíbrio do campeonato, pode até ser suficiente para garantir a primeira colocação na tabela de classificação ou pelo menos uma vaga na Libertadores.

A partir do próximo domingo, o Fluminense passará por uma pequena sequência de três jogos em 11 dias: Internacional (06/11), América-MG (12/11) e Grêmio (16/11). O que no primeiro turno foi um desastre com penas três pontos adquiridos em nove, no segundo pode ser um momento crucial para colocar o time lá em cima.

"O primeiro pensamento é fazer o nosso papel contra o Inter e depois pensar no América e no Grêmio, que serão dois jogos em casa. Acredito que essas três próximas rodadas vão deixar claro quem briga de verdade por título e por Libertadores", disse o zagueiro Leandro Euzébio.

Com 53 pontos, o Fluminense encara um confronto direto com o Internacional, que tem 51, no próximo domingo, às 19h, no estádio Beira Rio, em Porto Alegre, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão.