Topo

Grêmio acredita que pode chegar a Libertadores se repetir arrancada final de 2010

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

03/11/2011 07h04

A vitória contra o Flamengo no último domingo motivou os jogadores do Grêmio a acreditarem que ainda é possível obter uma vaga para a Libertadores da América. A seis pontos do último clube classificado, o planejamento é vencer os seis jogos restantes e torcer contra os adversários da parte de cima da tabela para se credenciar para a competição sul-americana. A situação é difícil, mas os gremistas se apegam a reação nas últimas rodadas do nacional de 2010 para seguir sonhando com possibilidade.

"Quem estava aqui no ano passado, sabe a situação que o grupo passou e onde conseguimos chegar. Se analisarmos a tabela do ano passado, a situação é praticamente a mesma. Temos condições de buscar. Provamos que no futebol nada é impossível. Não podemos jogar a toalha antes do final, então, precisamos nos motivar em cima disso", afirmou o goleiro Victor.

No último ano, sob o comando de Renato Gaúcho, o Grêmio venceu cinco e empatou um jogo nas últimas seis rodadas. Conseguindo o mesmo número de pontos, o tricolor gaúcho chegaria a 54% de aproveitamento, mesmo índice obtido até o momento pelo Flamengo, que ocupa a quinta colocação. Se vencer todos os seis compromissos chegará a 56% e ultrapassaria o Fluminense, quinto colocado que tem atualmente 55%. O problema é que o clube de Porto Alegre teria que conseguir um fato inédito, pois passadas 33 rodadas o máximo de vitórias consecutivas foram três, em duas oportunidades, ambas no segundo turno.

GATAS DO BRASILEIRO

Todos os jogos:
Gata do Atlético-MG
Gata do Grêmio
Gata do Atlético-MG
Gata do Grêmio

Segundo o site Chance de Gol, especializado em estatísticas esportivas, o Grêmio tem 4,6% de possibilidade de obter uma das cinco vagas. Mesmo com todas as dificuldades, os jogadores gremistas demonstram otimismo e prometem fazer o possível para atingir o objetivo.

"Enquanto tivermos chance de obter a vaga, vamos brigar. O torcedor pode ter certeza. É difícil? É, mas o grupo sabe da condição que tem e como foi à conquista da vaga no ano passado, isso nos dá força", declarou o lateral Julio Cesar.

O grupo de jogadores do Grêmio realiza nesta quinta-feira, às 16h30, o último treinamento para o confronto contra o Atlético-MG. Roth aguarda pela liberação de André Lima do departamento médico para confirmar a equipe. Fernando, suspenso, será substituído por Fabio Rochemback, que está recuperado de um problema no joelho. A viagem para Belo Horizonte ocorre na manhã de sexta-feira. O confronto contra os mineiros está marcado para o sábado, às 19h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.