Topo

Cortês aprimora marcação e espera que nova característica seja útil na busca pelo título

Lateral Cortês acredita que derrota para o Vasco pode acabar com as chances de título - Satiro Sodré/Agif/Divulgação
Lateral Cortês acredita que derrota para o Vasco pode acabar com as chances de título Imagem: Satiro Sodré/Agif/Divulgação

Bernardo Gentile

No Rio de Janeiro

10/11/2011 13h41

Cortês chegou ao Botafogo em abril e, cinco meses depois, já havia sido convocado para a seleção brasileira, tamanho foi o destaque conseguido com a camisa alvinegra. Entretanto, o técnico do Glorioso, Caio Júnior, detectou um problema em seu estilo e acredita que o lateral-esquerdo ainda pode evoluir na parte defensiva. Humilde, o jogador absorveu os conselhos do comandante e tenta coloca-los em pratica durante as partidas.

"Venho tentando fazer as jogadas ofensivas desde que cheguei ao Botafogo, mas não é sempre que é possível atacar. Depois que conversei com o Caio Júnior, estou deixando para ir "na boa", sem deixar o time aberto defensivamente. Mas, quando não vou ao ataque, o Luquinhas (Lucas) vai ou o Alessandro. Não é um jogo que vai mudar minha característica", disse.

A três pontos do Vasco, o clássico ganhou contorno dramático para o Botafogo, que foi derrotado na última partida pelo Figueirense, por 1 a 0, no Engenhão. Faltando apenas cinco jogos para o fim da competição, todos em General Severiano acreditam que uma derrota para o rival tornará praticamente impossível a conquista do título do Campeonato Brasileiro.

“Esse é um jogo chave para a gente não deixar as equipes que estão lá em cima se distanciarem. Estamos focados para buscar um bom resultado. Contra o Vasco, é sempre um jogo difícil, mas vou fazer de tudo para ajudar o Botafogo a fazer um bom jogo e sair com a vitória”, afirmou Cortês.

Botafogo e Vasco medirão forças no domingo, quando se enfrentarão às 19h, no Engenhão. Com 55 pontos, o Alvinegro precisa da vitória para se manter na briga do título. Em caso de derrota, o Glorioso, no pior dos cenários, poderá sair da zona da Libertadores, já que Flamengo, com 55, e Figueirense, 53, podem ultrapassar na classificação.