Topo

Fla quer manter a fama de 'derrubador de tabus' para se manter na briga pelo título

Thiago Neves é um dos que podem ajudar o Flamengo a acabar com mais um tabu - Nelson Almeida/UOL
Thiago Neves é um dos que podem ajudar o Flamengo a acabar com mais um tabu Imagem: Nelson Almeida/UOL

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

13/11/2011 06h05

O duelo deste domingo, às 17h, contra o Coritiba, é visto por um certo temor pelos torcedores do Flamengo. Afinal, desde 2002 que a equipe rubro-negra não consegue voltar do Couto Pereira com um resultado positivo. No entanto, se o clube quiser ainda sonhar com o título, o clube da Gávea terá de superar este tabu. Pelo menos, no histórico recente da equipe, a quebra de algumas marcas dão uma confiança a mais na caminhada rumo ao heptacampeonato.

Neste ano, o primeiro tabu que o Flamengo derrubou foi justamente na capital paranaense. Afinal, a equipe não vencia o Atlético-PR em Curitiba há 37 anos. No entanto, com o gol de Ronaldinho Gaúcho, o Rubro-Negro superou o time local por 1 a 0 na Copa Sul-Americana e acabou com este retrospecto negativo. Além disso, esta vitória fez com que o clube passasse pela primeira vez da primeira fase da competição internacional, feito que nunca havia se realizado.

Na campanha do título brasileiro de 2009, a equipe derrubou mais uma marca histórica. Afinal, o Flamengo nunca havia vencido o Santos em partidas oficiais na Vila Belmiro. No entanto, o clube da Gávea, com gols de Adriano e outro contra de Pará, superou o rival por 2 a 1 na Baixada Santista. Curiosamente, neste ano, o Rubro-Negro conquistou nova vitória no local, desta vez por 5 a 4 em um jogo histórico.

Confrontos da 34a rodada

Todos os jogos:
Gata do Coritiba
Gata do Flamengo
Gata do Coritiba
Gata do Flamengo

Além disso, no início do ano, o Flamengo repetiu um feito que não realizava desde 1996. A equipe rubro-negra se sagrou campeã invicta do Campeonato Carioca após 15 anos. Foi apenas a quinta vez na história que o clube da Gávea conseguiu esta marca.

Se o Flamengo não quebrar o tabu de vencer o Coritiba no Couto Pereira neste domingo, às 17h, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o título vira um sonho difícil. A equipe está em quinto, com 55 pontos, três a menos que o líder Corínthians. Além disso, o time da casa, com 48 pontos, ainda tenta se classificar para a Libertadores do ano que vem.