Topo

Criadores do 'bonde dos moleques', revelações passam por má fase no São Paulo

Casemiro, Wellington e Lucas, os criadores do bonde, não passam por boa fase no ano - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Casemiro, Wellington e Lucas, os criadores do bonde, não passam por boa fase no ano Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Renan Prates

Em São Paulo

18/11/2011 06h00

O início promissor do São Paulo neste Brasileirão (cinco vitórias seguidas) com um time em que os garotos da base eram os destaques possibilitou a criação do ‘bonde dos moleques zicas’, comemoração bem-humorada criada pelos garotos Casemiro, Lucas e Wellington para os gols marcados durante a competição. Mas o trio não passa por um bom momento na temporada.

LUCAS E CASEMIRO PODEM SAIR

  • Idário Café/VIPCOMM

    A direção do São Paulo passou grande parte da temporada garantindo que não negociaria Lucas e Casemiro, mas agora pensa o contrário.

Dos três, o que apresenta pior rendimento atualmente é Casemiro. O volante passou de titular absoluto a reserva do time. Na derrota para o Atlético-PR, teve mais uma atuação abaixo da média e acabou sendo sacado pelo técnico Emerson Leão antes do término da partida (havia entrado no decorrer do primeiro tempo). “Fico triste, mas normal, quem manda é ele. Acho que ele sabe o que faz”, se resignou a dizer o jogador.

Durante o Brasileirão, o meia-atacante Lucas mostrou um futebol acima de média que o colocou no grupo de destaques do futebol brasileiro e lhe rendeu algumas convocações no time de Mano Menezes.

Segundo o Datafolha, o camisa 7 são-paulino se destaca entre os dribladores do Nacional (quarto colocado com cinco fintas por partida), mas tem um dado negativo: é o nono maior ‘soneca’ da competição, com 6,8 bolas perdidas por jogo.

Mas o meia-atacante caiu de rendimento junto com o restante do elenco do São Paulo e passou a ser alvo de críticas e xingamentos, que o fizeram repensar a ideia de continuar no Brasil (segundo o Blog do Perrone).

Diante da queda de rendimento a olhos vistos das duas principais joias da base, a diretoria do São Paulo mudou de postura. De acordo com o Blog do Birner, os dirigentes passarão a considerar boas ofertas que chegarem para vender Casemiro e Lucas.

Outro que caiu de rendimento, ainda que menos que os co-autores da ideia do ‘bonde tricolor’, foi o volante Wellington, que não se adaptou a mudança de posição imposta pelo técnico antecessor Adilson Batista, mas dá mostras que pode reencontrar o seu futebol com Leão (vide o golaço marcado contra o Bahia).