Topo

Julio Cesar pode igualar feito de Ronaldo após 21 anos e ouve conselhos do ex-goleiro

Ronaldo diz que era "estourado" e elogia o fato de Julio Cesar ser mais tranquilo - Fotos Jorge Araújo/Folhapress e Carlos Padeiro/UOL
Ronaldo diz que era "estourado" e elogia o fato de Julio Cesar ser mais tranquilo Imagem: Fotos Jorge Araújo/Folhapress e Carlos Padeiro/UOL

Carlos Padeiro

Em São Paulo

30/11/2011 06h01

O Corinthians pode consagrar um goleiro revelado pelo tradicional “terrão”, apelido dado à categoria de base do clube, 21 anos após Ronaldo ter conquistado o primeiro título brasileiro na história da equipe alvinegra, em 1990. Nos títulos de 1998, 99 e 2005, o camisa 1 veio de fora. Dois deles, coincidentemente, surgiram no Vitória: Dida, campeão em 1999, e Fábio Costa, em 2005. Em 98, Nei, que começou no Matsubara, foi o titular.

ANDRÉS BANCOU JULIO APÓS FALHA

  • Folhapress

    Após a falha na derrota para o América-MG (no dia 6), ganharam força as opiniões internas de que é necessário contratar um goleiro para a Libertadores de 2012.

    Julio Cesar admitiu que foi uma semana difícil, mas o apoio de Tite, do preparador de goleiros Mauri e do presidente Andrés Sanchez ajudaram-no a superar. Dez dias depois, ele foi um dos melhores em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará.

Apesar de criticado, Julio Cesar segue os passos do lendário ex-goleiro. Mais do que isso, ouve conselhos e elogios do ídolo. “Falo com ele pela internet, a gente troca bastante ideia. Nesses dias de decisão é bom falar com pessoas que já passaram por essas situações. Saber como é que faz, como lidar com tudo”, revelou o atleta de 27 anos, em entrevista ao UOL Esporte.

Ronaldo, hoje comentarista esportivo e cantor de uma banda de rock, elogia o atual camisa 1 corintiano, principalmente por ele ser frio.

“Tenho conversado bastante com ele. Deveria ter sido metade do que ele é, tranquilo. Eu era estourado, ele leva vantagem nisso”, opinou o ex-goleiro. “É um Ronaldo melhorado nesse sentido. Eu era mais alto e rápido e tinha facilidade para segurar a bola, só que queria brigar com todo mundo. Ele é calmo, não se abate com os gols, está pronto para a próxima.”

O momento mais crítico vivido por Julio Cesar durante o Brasileiro ocorreu após a falha na derrota para o América-MG, no dia 6 de novembro. Pessoas influentes no Parque São Jorge passaram a cogitar a contratação de um goleiro para 2012.

Ronaldo saiu em defesa do amigo. “Quando joguei era a mesma coisa. Trouxeram Ricardo Pinto, Maizena, Wilson ‘macarrão’... Todo mundo sentou no banco. É isso que passo para ele. Se alguém vier terá de ser melhor que ele pra jogar. Se é para trazer Fabio, Victor, Jefferson, sou mais o Julio. Só se for para trazer um cara fora de série.”

Mesmo com a contratação de Renan, destaque do Avaí, Julio Cesar ganhou a confiança de Tite e não saiu nem quando falhou. Ou seja, a aposta voltou a ser em um prata da casa, como no título de 1990.

“Se for campeão agora, tenho certeza que vai abrir caminho para muitos. O Corinthians tem uma formação de goleiros muito boa. Os treinadores e os goleiros da base são de qualidade. O ultimo campeão brasileiro foi o Ronaldo. Quero muito ser campeão, assim como ele foi, para ficar marcado dentro do clube. É muito importante para a carreira de qualquer um, ainda mais jogador formado na base”, observou Julio.

“É um sonho realizado sair do terrão e ser campeão. É gostoso ver um cara como o Julio suando para isso”, finalizou Ronaldo.

Para erguer o troféu no domingo basta ao Corinthians empatar com o Palmeiras no Pacaembu, a partir das 17h. Em caso de derrota, terá de torcer para o Vasco não ganhar do Flamengo no Rio de Janeiro.