Topo

São Paulo autorizou uso de remédio a Xandão e atribui doping a colírio para conjuntivite

Xandão caiu no exame antidoping. Clube isentou o atleta de culpa e atribuiu resultado a colírio - Vipcomm
Xandão caiu no exame antidoping. Clube isentou o atleta de culpa e atribuiu resultado a colírio Imagem: Vipcomm

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/12/2011 20h19

O São Paulo se pronunciou sobre o teste antidoping que apontou positivo para o zagueiro Xandão. O clube disse que o resultado do exame após o jogo contra o Atlético-PR, no dia 16 de novemrbo, aconteceu em decorrência do uso de um colírio para tratar uma conjuntivite infecciosa.

O departamento médico tricolor disse que estava ciente e autorizou o uso da medicação que continha as substâncias antibiótico e corticoide. De acordo com uma nota oficial divulgada pelo clube, o uso de corticoides é permitido quando usado por via tópica oftalmológica.

O comunicado cita ainda o artigo S9 do regulamento de controle de dopagem 2011. "Todos glicocorticosteróides são proibidos quando administrados por via oral, retal, intramuscular ou endovenosa (exclui a via tópica oftalmológica)”.

O departamento médico do São Paulo isentou o atleta de qualquer culpa e disse que a responsabilidade é totalmente do clube. Prova disso é que todas as partes abriram mão da realização da contraprova.

Ainda de acordo com o São Paulo, o consumo do medicamento pelo atleta foi informado na folha de relação de medicamentos entregue aos profissionais da Comissão Antidoping presentes no jogo na Arena da Baixada.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a suspensão preventiva por 30 dias. O primeiro julgamento em primeira instância deve acontecer no início de fevereiro.