São Paulo autorizou uso de remédio a Xandão e atribui doping a colírio para conjuntivite
O São Paulo se pronunciou sobre o teste antidoping que apontou positivo para o zagueiro Xandão. O clube disse que o resultado do exame após o jogo contra o Atlético-PR, no dia 16 de novemrbo, aconteceu em decorrência do uso de um colírio para tratar uma conjuntivite infecciosa.
O departamento médico tricolor disse que estava ciente e autorizou o uso da medicação que continha as substâncias antibiótico e corticoide. De acordo com uma nota oficial divulgada pelo clube, o uso de corticoides é permitido quando usado por via tópica oftalmológica.
O comunicado cita ainda o artigo S9 do regulamento de controle de dopagem 2011. "Todos glicocorticosteróides são proibidos quando administrados por via oral, retal, intramuscular ou endovenosa (exclui a via tópica oftalmológica)”.
O departamento médico do São Paulo isentou o atleta de qualquer culpa e disse que a responsabilidade é totalmente do clube. Prova disso é que todas as partes abriram mão da realização da contraprova.
Ainda de acordo com o São Paulo, o consumo do medicamento pelo atleta foi informado na folha de relação de medicamentos entregue aos profissionais da Comissão Antidoping presentes no jogo na Arena da Baixada.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a suspensão preventiva por 30 dias. O primeiro julgamento em primeira instância deve acontecer no início de fevereiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.