Topo

Fred desbanca Neymar como craque do Brasileiro para internautas do UOL Esporte

Mesmo fora da seleção do campeonato,  Fred foi eleito o Craque do Brasileirão - Agência Photocamera
Mesmo fora da seleção do campeonato, Fred foi eleito o Craque do Brasileirão Imagem: Agência Photocamera

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/12/2011 06h01

O Campeonato Brasileiro terminou no último final de semana, o Corinthians levantou a taça de campeão e Neymar foi eleito o craque do torneio tanto pela CBF (Craque do Brasileirão), quanto pela mídia especializada (na Bola de Prata da revista Placar). O UOL Esporte, porém, pediu a opinião do público e chegou a um resultado diferente: o craque do Brasileirão, para os internautas, foi o atacante Fred, do Fluminense.

Durante o Brasileirão, os torcedores escolheram a seleção e o maior destaque de cada rodada. Com o fim do torneio, somamos o resultado das enquetes de cada uma das 38 rodadas, formando o melhor time do Brasileirão na visão dos internautas.

Com essa "fórmula alternativa", o atacante Fred, fundamental para a arrancada do Fluminense no final do campeonato, foi eleito o craque do Brasileirão, mas, ironicamente, acabou fora da própria seleção. A partir da 28ª rodada, ele esteve por cinco vezes na seleção e em todas elas também foi eleito o maior destaque da rodada - nenhum outro jogador foi craque tantas vezes. Lucas, do São Paulo, e Neymar, do Santos, ficaram na segunda coloção com quatro indicações.

Mesmo assim, o atacante não conseguiu entrar na lista final do melhor time: suas cinco indicações ficaram atrás da dupla de ataque do Santos, Neymar e Borges, com 8 e 10 aparições nas seleções da rodada, respectivamente. O Santos, aliás, é o único time com dois jogadores na seleção.

Neymar, inclusive, só entrou na seleção no desempate. Ele e Dagoberto tiveram o mesmo número de participações, mas o santista levou a melhor na porcentagem dos votos. Na lateral direita, Jonas e Léo Moura estiveram presentes cinco vezes, mas o jogador do Coritiba levou mais votos, assim como Bruno Cortês que no critério de desempate despachou o lateral esquerdo do Atlético-GO, Thiago Feltri.

RENATA FAN ESCALA SUA SELEÇÃO DO BRASILEIRÃO 2011

Com 16 participações em 38 rodadas, Dedé faturou com sobras uma vaga na zaga ao lado de Réver, com seis.  O argentino Montillo também teve destaque e apareceu 13 vezes na seleção. O meia do Cruzeiro lidera o meio de campo ao lado de Marcos Assunção (9), Lucas (11) e Ronaldinho (10). No gol, o único campeão brasileiro de 2011, o goleiro Julio Cesar superou Fernando Prass e Jefferson e, escolhido por cinco vezes durante o campeonato, foi eleito o goleiro da seleção.

Dedé, Réver, Cortês e Neymar aparecem também na lista da seleção do Brasileirão elaborada pela Confedereção Brasileira de Futebol.