Topo

Luxemburgo 'esquece' Julio Cesar, elogia e define Pará como titular do Grêmio

Parado por tempo indeterminado e esquecido por Luxa, Julio Cesar se recupera - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Parado por tempo indeterminado e esquecido por Luxa, Julio Cesar se recupera Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

18/05/2012 12h00

Julio Cesar se recupera de uma lesão no joelho esquerdo que tem o atrapalhado durante toda temporada. Nos poucos jogos que esteve em campo, o lateral esquerdo não mostrou a mesma desenvoltura do ano passado. Enquanto isso, Vanderlei Luxemburgo rasga elogios a Pará, que mesmo improvisado é o novo titular do Grêmio, segundo o treinador.

Pará chegou ao Olímpico no fim de fevereiro tendo na polivalência seu principal argumento. O ex-santista atua tanto na lateral direita quanto na esquerda ou ainda de volante. Sua contratação foi indicação direta de Vanderlei Luxemburgo.

Não tardou para a primeira chance aparecer. Mesmo tímido com a bola, voluntarioso, mas sem produzir algo relevante, Pará foi utilizado regularmente. Com a piora no quadro de lesão de Julio Cesar, ele acabou sendo efetivado no time.

"O Julio está treinando. Vamos ver o que pode ser feito, mas não vou contar com quem não está aqui. Temos que dizer que, mais uma vez, o Pará foi muito bem. Se esperar que ele chegue na frente, com a bola, vamos ficar devendo um pouquinho. Mas no comprometimento defensivo, ele foi, novamente, muito bem. Marcou o jogador mais difícil deles [Bahia]. Temos uma coisa definida hoje, a lateral esquerda é do Pará", referiu Luxa após a vitória por 2 a 1 do Grêmio na Copa do Brasil.

Julio Cesar, de fato, ainda vai demorar a voltar. O jogador sequer trabalha com bola. Fazendo reforço físico e corridas leves, ele acompanha uma temporada longe do esperado. Ao todo, ele disputou somente 15, dos 27 jogos da temporada. Pará, que chegou quase no terceiro mês do ano, já tem 12.

A delegação do Grêmio parte da Bahia para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira. O time tricolor enfrenta o Vasco neste domingo, às 18h30, na estreia pelo Campeonato Brasileiro.