Topo

Mandante neste domingo, Cruzeiro tem 100% de aproveitamento 'em casa' contra Atlético-GO

Cruzeiro venceu o Atlético-GO em todos os quatro jogos disputados como mandante - Juliana Flister/Vipcomm
Cruzeiro venceu o Atlético-GO em todos os quatro jogos disputados como mandante Imagem: Juliana Flister/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

20/05/2012 11h16

Cruzeiro e Atlético-GO, que se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, na estreia do Campeonato Brasileiro, nunca empataram nos sete jogos oficiais já disputados. A vantagem é do time celeste, que ganhou cinco vezes, enquanto o time goiano tem dois triunfos.

Mandante do jogo deste domingo, o Cruzeiro tem 100% de aproveitamento contra o Atlético-GO em jogos disputados ‘em casa’. Em quatro partidas nessa condição, foram quatro triunfos celestes, com 14 gols marcados e apenas três sofridos.

Apesar da vantagem cruzeirense no geral, o equilíbrio é marca do confronto nos tempos mais recentes. Depois de vencer os três primeiros jogos do duelo, nas quatro últimas partidas, realizadas pelos Brasileiros de 2010 e 2011, cada equipe ganhou duas, com o mando de campo prevalecendo.

Em 2010, quando o Atlético-GO conseguiu sua primeira vitória sobre o Cruzeiro, por 2 a 1, no Serra Dourada, em 6 de junho, pela sétima rodada, o técnico Adilson Batista, atual comandante atleticano, havia deixa o clube mineiro na rodada anterior, após empate com o Santos, no Mineirão, em 0 a 0. O time celeste foi comandado, interinamente, por Emerson Ávila.

No returno, da mesma competição, sob o comando de Cuca, atual treinador do Atlético-MG, o Cruzeiro fez 3 a 0 na Arena do Jacaré. Naquele ano, o clube mineiro foi o vice-campeão brasileiro. O campeão foi o Fluminense.

Ano passado, o mando de campo voltou a ser decisivo no confronto. O Atlético-GO venceu, por 2 a 0, no Serra Dourada, e perdeu por 3 a 2 na Arena do Jacaré, numa das poucas vitórias celestes no returno, quando o time escapou do rebaixamento somente na última rodada.

As três primeiras vitórias celestes, no confronto, aconteceram em 1966, pela Taça Brasil, por 2 a 1, em Goiânia, e 6 a 1, no Mineirão, palco de outro triunfo, por 2 a 0, em 7 de setembro de 1986, pelo Campeonato Brasileiro. Em sete jogos, o Cruzeiro marcou 17 gols, enquanto o Atlético-GO fez oito, com saldo de nove.