Topo

Destaque na Ponte, Josimar volta a atuar como volante com duas funções no Inter

Volante Josimar ajudará na marcação no meio, mas também terá a liberdade para chegar ao ataque - Alexandre Lops/Divulgação Internacional
Volante Josimar ajudará na marcação no meio, mas também terá a liberdade para chegar ao ataque Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Internacional

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

25/05/2012 06h04

O volante Josimar terá a difícil tarefa de substituir o jovem Oscar, que está servindo a seleção brasileira, na paritda contra o Flamengo, no sábado, às 18h30 no Engenhão. Apesar de ter disputado apenas 12 partidas com a camisa do Colorado, o atleta formado nas categorias de base do clube gaúcho acredita que a experiência que adquiriu atuando pela Ponte Preta nos últimos anos será fundamental para ele exercer uma função dupla contra os cariocas.

“Eu joguei na Ponte Preta no ano passado como um volante pelo lado direito e até fiz alguns gols [quatro]. Com a bola, terei total liberdade para empurrar o time para frente e ajudar o Nei pela direita. Sem ela, terei a função de fechar os espaços e ajudar o Guiñazu e o Elton na marcação”, afirmou o volante.

Josimar iniciou a carreira nas categorias de base do clube e, em 2007, passou a integrar o Inter B, que representou o clube nas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho. Na época, a equipe principal estava de férias depois de ter conquistado o Mundial da Fifa, no Japão, no épico jogo contra o Barcelona.

Sem espaço, acabou emprestado no ano seguinte para o Brasil de Pelotas, para o Fortaleza e para o Al Watani, da Arábia Saudita. Em 2009, retornou ao Inter e voltou a atuar pelo time B. No ano seguinte, foi integrado ao grupo principal, mas ficou sem espaço e acabou cedido para a Ponte Preta, onde foi destaque em 2011 na campanha que fez o clube de Campinas retornar a elite do futebol brasileiro.

Com cinco jogos disputados em 2012, Josimar quer aproveitar o “jogo dos sonhos”, como ele mesmo definiu, contra o Flamengo para mostrar que tem condições de ser titular do Inter. “Esperava essa oportunidade há algum tempo e tenho que agarrar com as duas mãos. Sei que o titular da posição é o Oscar, mas chegou a minha hora e tenho que mostrar tudo que sei para jogar bem contra o Flamengo”, declarou o volante.

O Internacional realiza a partir das 9h o último treino antes do deslocamento para o Rio de Janeiro. A equipe gaúcha deverá ter a seguinte escalação: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Guiñazu, Josimar e Dátolo; Dagoberto e Gilberto. O jogo contra o Flamengo, válido pela segunda rodada do Brasileirão, ocorre no sábado, às 18h30, no Engenhão.