Topo

Inter quer um meio de campo seguro contra o Fla, mas sem perder a agressividade

O meia Dátolo será o principal responsável pela criação das jogadas ofensivas do Inter contra o Fla - Nabor Goulart/Agência Freelancer
O meia Dátolo será o principal responsável pela criação das jogadas ofensivas do Inter contra o Fla Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

25/05/2012 19h18

O técnico Dorival Júnior optou por escalar três volantes no meio de campo do Inter para ter segurança defensiva, mas não quer perder as principais características da equipe, a posse da bola e a agressividade, no jogo deste sábado contra o Flamengo, no Engenhão. Sem poder contar com vários jogadores, Josimar terá a tarefa de auxiliar Dátolo nas jogadas ofensivas e ajudar Elton e Guiñazu na marcação quando o adversário tiver com a posse de bola. Durante a semana, o treinador experimentou o jovem Fred e o atacante Marcos Aurélio no time, porém, por considerar uma partida muito difícil, optou por dar mais “força” ao setor.

“Optamos por esse meio de campo para iniciar jogando de uma maneira um pouco mais segura, sem perder a agressividade, que é um fator importante, e tendo a possibilidade de uma alteração na sequência do jogo. Temos opções no banco, senão ficaríamos com dois volantes, tendo que de repente alterarmos para ganhar a partida. Não teria lógica, então, temos que pensar em tudo isso”, revelou o treinador.

Apesar de montar o meio de campo com apenas um jogador de criação, o argentino Dátolo, Dorival Júnior espera a equipe tenha qualidade na transição da defesa para o ataque. Por isso, escalou Josimar que se destacou no ano passado na Ponte Preta atuando na mesma função. Sem Oscar, o treinador aproveitou os trabalhos da semana para testar opções, ampliar o entrosamento e exercitar as formas de atacar e defender com a nova formação.

“O Marcos Aurélio é muito mais um segundo atacante, do que um meia-atacante. Por isso, a opção, neste primeiro instante, pelo Josimar. Até pelas características. Ele tem uma boa chegada a frente, não é um volante mais posicionado, sai muito, tem muita força e de repente ganhamos também na bola aérea. Foi nisso que pensei, segurando o Fred para uma necessidade de alteração da partida, do comportamento da equipe,  essa foi a principal intenção”, declarou Dorival Júnior.

O Internacional está confirmado com: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Guiñazu, Josimar e Dátolo; Dagoberto e Gilberto. A segunda partida do clube vermelho no Brasileirão será disputada neste sábado, às 18h30, no Engenhão.