Topo

Flu busca superar trauma e histórico negativo após eliminações na Libertadores

Zagueiro Anderson espera que o Fluminense supere eliminação para o Boca Juniors - Juan Mabromata/ AFP
Zagueiro Anderson espera que o Fluminense supere eliminação para o Boca Juniors Imagem: Juan Mabromata/ AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/05/2012 06h10

A dor de cabeça pela eliminação para o Boca Juniors na Copa Libertadores não será a única preocupação do Fluminense para a partida deste domingo, contra o Figueirense, às 18h30, no Engenhão. Além de superar o trauma de mais um fracasso na competição sul-americana, o time tricolor precisa reverter o histórico negativo em partidas subsequentes às quedas no torneio mais importante da temporada.

RETROSPECTO RUIM APÓS ELIMINAÇÕES

1971 (empate) - após ser eliminado na primeira fase da Libertadores, o time empatou com o América pelo Campeonato Carioca em 0 a 0
1985 (empate) - eliminado mais uma vez na fase de grupos, o Flu não conseguiu vencer a partida seguinte mais uma vez. 0 a 0 com o Vasco da Gama
2008 (derrota) - o time não conseguiu se recuperar do trauma de perder o título para a LDU no Maracanã e foi derrotado pelo Goiás por 1 a 0 no jogo em seguida
2011 (derrota) - o Flu caiu na Libertadores para o Argentino Junior na quarta-feira e foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 0 no sábado em sequência

Nas quatro eliminações anteriores, o Fluminense mostrou que o abatimento psicológico influenciou no resultado da partida seguinte. Em quatro jogos, foram duas derrotas e dois empates. Em 1971 e 1985, o time ficou no 0 a 0 com América-RJ e Vasco, respectivamente. Em 2008 e 2011, revés para Goiás (1 a 0) e São Paulo (2 a 0), mantendo a rotina sem vitórias após fracassos na Libertadores.

Um dos jogadores que mais sentiu a eliminação para o Boca, o zagueiro Anderson reconheceu a dificuldade psicológica de se preparar o duelo seguinte. No entanto, ele assegurou que a tristeza pela competição sul-americana será coisa do passado para os atletas tricolores nos próximos jogos.

"Sempre que um time vai jogar depois de uma eliminação existe este questionamento sobre recuperação. É sempre difícil de esquecer, mas nós estamos concentrados no Brasileiro. A Libertadores era sim uma prioridade e, infelizmente, a eliminação veio. Mas as lágrimas de quarta-feira vão virar sorrisos no Brasileiro", frisou Anderson.

Além da motivação de superar o histórico negativo, o Fluminense espera engrenar uma sequência de resultados positivos para realizar uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Em caso de nova vitória, o clube se manterá na ponta com 100% de aproveitamento em dois jogos. Na estreia, o tricolor venceu o Corinthians por 1 a 0.

Desfalques tornam missão difícil

Apesar da confiança e do discurso otimista de alguns jogadores, a tarefa do Fluminense não será das mais fáceis no domingo. Além de não contar com Deco e Fred, que já estão fora do time há duas semanas em função de lesões musculares, o técnico Abel Braga não terá ainda Bruno, Leandro Euzébio, Rafael Sóbis, Diguinho e Valência. Todos ainda estão no departamento médico se recuperando das respectivas lesões.