Topo

Com 2ª pior defesa, Bota dobra viradas de 2012 e emplaca bom início de Brasileiro

Com três gols, Herrera foi o principal destaque do Bota na virada sobre o São Paulo - Satiro Sodré/AGIF
Com três gols, Herrera foi o principal destaque do Bota na virada sobre o São Paulo Imagem: Satiro Sodré/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/05/2012 06h00

O Botafogo venceu seus dois primeiros jogos no Brasileiro e divide a liderança da competição ao lado de Vasco e Atlético-MG. Entretanto, o sistema defensivo da equipe apresentou falhas, levou quatro gols em duas partidas – média de dois por jogo – e tem o segundo pior desempenho do campeonato. Mesmo assim, o time demonstrou poder de reação e conseguiu as vitórias, mesmo saindo atrás do placar em ambas oportunidades. Desta forma, o Alvinegro dobrou o número de viradas que tinha até então em 2012.

ELKESON REPETE QUEDA NO VITÓRIA, VIVE PIOR MOMENTO NO BOTA E MIRA EUROPA

  • Elkeson subiu para os profissionais do Vitória em 2009, mas seu grande momento ocorreu no ano seguinte. O meia foi um dos destaques da equipe vice-campeã da Copa do Brasil – perdeu para o Santos de Neymar e Ganso na final. Entretanto, o jogador caiu de produção, conviveu com a perseguição dos torcedores e foi negociado com o Botafogo. No Rio, mais uma vez o apoiador impressionou com grandes atuações e gols, e chegou até a ser convocado para a seleção brasileira e figurar na pré-lista da Olimpíada de Londres.

A primeira virada ocorreu diante do Americano, em Campos, na primeira rodada da Taça Rio, ao vencer por 4 a 2, com gols de Fellype Gabriel, Herrera, Renato e Caio. A vítima seguinte foi o Guarani, pela Copa do Brasil, em Campinas. Bruno Mendes abriu o placar, mas Renato e Herrera marcaram e deram a vitória ao Glorioso. Pelo Brasileiro, o time de General Severiano obteve duas viradas: 4 a 2 no São Paulo, no Engenhão, e 3 a 2, diante do Coritiba, no Couto Pereira.

“O ideal é não tomar o gol e não precisar correr atrás. Mas é importante ressaltar isso, pois mostra uma maturidade. Mesmo no Engenhão, sabendo que teríamos uma grande pressão pelas eliminações e ainda começamos perdendo para o São Paulo, que dispensa comentários, demonstramos muita força e maturidade. Assim como ocorreu domingo contra o Coritiba. Estamos no caminho certo”, disse Andrezinho.

O meia afirmou que o fato de as viradas terem ocorrido após a equipe ter falhado na decisão do Carioca e na Copa do Brasil e contra equipes de qualidade tornam o feito ainda mais especial. "Vir de duas derrotas em momentos decisivos e sendo eliminado dentro de casa, após perder o Carioca, enfrentar uma equipe qualificada como o São Paulo e virar em cima do Coritiba, isso mostra uma maturidade grande”, enfatizou.

CONHEÇA AS CANDIDATAS DO BOTAFOGO NO CONCURSO BELAS DA TOCIDA

Para o técnico Oswaldo de Oliveira, mais importante do que conseguir as viradas é conquistar os três pontos. Segundo o treinador, o bom início do Brasileiro poderá ser fundamental para o sucesso da campanha na competição, que só terminará em dezembro. Para que isso ocorra, porém, o comandante pede para que seus jogadores mantenham os pés no chão.

“A vitória é importante em qualquer momento. Começar bem é preponderante, pois precisamos criar a famosa gordura. O Campeonato Brasileiro é dificílimo e enfrentaremos equipes briosas, com muita agressividade, de excelente qualidade pela frente. Esse início encoraja e anima, mas ao mesmo tempo é motivo para ter os pés no chão e dar continuidade ao trabalho”, afirmou.

Após ter emplacado um bom início de campeonato, o Botafogo decidiu aproveitar melhor a semana livre de jogos e fazer uma intertemporada na Granja Comary, em Teresópolis. Antes da estreia do Brasileiro, o Alvinegro já havia realizado o mesmo retiro, mas no centro de treinamento da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), em Saquarema. Agora, só volta a campo no dia 7 de junho contra o Cruzeiro.

CONFIRA COMO FORAM TODAS AS VIRADAS DO BOTA NA ATUAL TEMPORADA

  • A última virada ocorreu contra o Coritiba, em pleno Couto Pereira. O Botafogo iniciou o confronto levando o primeiro gol logo aos 30 segundos de jogo. A torcida já visualizava nova goleada, após ser massacrado em 2011 por 5 a 0. Entretanto, o Alvinegro conseguiu a virada com um herói inesperado: o lateral direito Lucas, que havia sido expulso nas eliminações da Copa do Brasil e Carioca.

  • A estreia do Campeonato Brasileira era cercada de expectativa, já que o Botafogo vinha de duas decepções - Copa do Brasil e Carioca. Se a torcida estava com um pé atrás em relação ao time, a situação ficou ainda pior quando Jadson abriu placar para os paulistas. No segundo tempo, Herrera entrou na vaga de Loco Abreu, marcou três gols e foi decisivo na vitória alvinegra. Vitor Júnior completou o placar.

  • A Copa do Brasil era tratada no Botafogo como a principal competição do primeiro semestre. Apesar de ter se classificado com muita dificuldade diante do Treze-PB na primeira fase, o Glorioso passou com tranquilidade pelo Guarani. Muito pela virada conquistada no jogo de ida, em Campinas. Bruno Mendes abriu o placar, mas Renato e Herrera marcaram e facilitaram a vida do Alvinegro no Rio.

  • Sem vários titulares, o Botafogo foi enfrentar o Americano ciente de que não encontraria moleza pela frente. Logo aos 8min, Marcos Felipe marcou o primeiro, mas o Alvinegro manteve a calma e conseguiu reverter a situação. Fellype Gabriel, que fazia sua estreia pelo Botafogo comandou a virada marcando o primeiro da equipe. Renato, Herrera e Caio também balançaram as redes e asseguraram a vitória.