Topo

Cruzeiro desafia Botafogo, no Engenhão, para voltar a vencer e quebrar dois tabus

Cruzeiro, de Roth, não consegue vencer o Botafogo fora há 19 anos e tenta quebrar tabu - Washington Alves/Vipcomm
Cruzeiro, de Roth, não consegue vencer o Botafogo fora há 19 anos e tenta quebrar tabu Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

07/06/2012 10h10

Além de tentar encerrar a sequência de seis jogos sem vitória na temporada, o Cruzeiro ainda tem a missão de quebrar dois tabus diante do Botafogo, nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão. Há 19 anos, o time celeste não consegue vencer o rival carioca, jogando fora de casa. Além disso, o time celeste busca a primeira vitória no Engenhão, independente do adversário.

  • Célio Messias/Vipcomm

    Cruzeirense Souza: "Andei lendo algumas coisas sobre esse tabu, mas cada jogo tem sua história"

A última vitória celeste jogando como visitante diante do Botafogo, foi em 17 de outubro de 1993, quando com gol do atacante Ronaldo, a equipe venceu por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, os cariocas conseguiram seis triunfos e empataram seis vezes.

“Tabu é feito para isso. Tem um segredo para quebrar tabus: é jogar bem e ganhar o jogo. Tem outros detalhes, também. O Botafogo mudou um pouco do carioca, até pela ausência de alguns jogadores. Ele está muito mais veloz, foram duas viradas no Brasileiro até agora e eles marcaram sete gols”, observou o técnico Celso Roth.

Além do longo jejum de vitórias sobre os cariocas, o time mineiro ainda tenta conseguir um triunfo pela primeira vez no Engenhão. Por sete vezes, três delas para o próximo adversário, o Cruzeiro atuou no estádio e saiu cinco vezes derrotado e, em duas oportunidades, conseguiu um empate.

“Andei lendo algumas coisas sobre esse tabu, mas cada jogo tem sua história. Acho que tabu é feito para ser quebrado. No futebol, não existe nada que dure para sempre. Amanhã, esse tabu não vai entrar em campo. Temos que entrar concentrados para tentar quebrar esse tabu”, disse o armador Souza.

O time celeste não consegue vencer há seis jogos. A equipe saiu derrotada duas vezes cada por América-MG e Atlético-PR, pelo Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, respectivamente. As eliminações das duas competições culminaram na saída de Vagner Mancini.

Em seu lugar, assumiu Celso Roth, que também não conseguiu fazer o time voltar a vencer. Nas duas partidas em que comandou o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, o treinador saiu de campo com empates por 0 a 0 com Atlético-GO e Náutico.