Topo

Jogadores do Bota pedem atenção ao sistema defensivo para diminuir gols sofridos

Jefferson é a esperança do Botafogo para acabar com a má fase da defesa - Marcelo Jesus/UOL
Jefferson é a esperança do Botafogo para acabar com a má fase da defesa Imagem: Marcelo Jesus/UOL

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/06/2012 15h42

Ofensivamente o Botafogo está correspondendo às expectativas e tem o melhor ataque do Brasileiro com 11 gols. Por outro lado, o sistema defensivo está apresentando falhas seguidas e tem a defesa mais vazada da competição com 10 gols. Assim, os próprios jogadores alvinegros estão chateados com a situação e pedem para que o time todo melhore a marcação para que a zaga não sofra tanto com os atacantes adversários.

À ESPERA DE REFORÇOS, OSWALDO VÊ TRABALHO SER CONTESTADO POR TORCIDA

  • O técnico Oswaldo de Oliveira entregou à diretoria uma lista com nomes de possíveis reforços para o Botafogo logo após sua chegada em janeiro. Após pouco mais de cinco meses de trabalho, o treinador ainda aguarda a chegada de peças desejadas e, neste cenário, amargou quedas na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca. O trabalho do comandante passou a ser contestado pela torcida e nas únicas quatro derrotas sofridas no Engenhão em 2012, os botafoguenses protestaram contra ele.

Jefferson, que desfalcou a equipe nos três últimos jogos do Brasileiro, acompanhou as partidas na concentração da seleção brasileira. O goleiro lamentou os resultados e, ainda mais, a forma como eles ocorreram. O jogador, no entanto, afirma que o Alvinegro realizou boas apresentações, mas que precisa ajeitar sua marcação para diminuir os gols sofridos.

“O trabalho do Bota está sendo bem feito, independentemente de perder os jogos ou não. Foi atípico. Estávamos acompanhando na seleção. Contra o Cruzeiro levamos gols em 6min. Depois contra o Náutico fizemos um bom segundo tempo, mas foi tarde. Estamos levando muitos gols e temos que acertar isso. Chega de levar gols”, disse.

Mesmo sem fazer parte diretamente do sistema defensivo, Andrezinho admite que a equipe toda precisa melhorar a marcação para aliviar a defesa. Segundo o apoiador, se a marcação começar com os atacantes o zagueiro não ficará tão sobrecarregado. O jogador, inclusive, afirma que o Botafogo precisa voltar a fazer o que é pedido pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

“Futebol é um esporte coletivo. Se conseguirmos manter uma pressão no adversário, essa marcação começa lá na frente. Não é só da defesa, mas do time todo, temos que acertar esse detalhe para não sofrer os gols que estão ocorrendo”, afirmou.

Neste sábado, o sistema defensivo do Botafogo terá um importante teste, já que enfrentará o Internacional, no Beira Rio. O Colorado ainda não perdeu no Campeonato Brasileiro e é muito forte jogando em seu estádio. O Alvinegro tem seis pontos e ocupa a sexta colocação da competição.