Topo

Com 73% de aproveitamento, Cruzeiro confirma bom início de Brasileiro, mas Roth 'desconfia'

Cruzeiro, de W. Paulista, supera a desconfiança inicial e soma 11 pontos em 15 possíveis - Washington Alves/Vipcomm
Cruzeiro, de W. Paulista, supera a desconfiança inicial e soma 11 pontos em 15 possíveis Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

17/06/2012 06h00

Ao contrário do ano passado, quando após a disputa das cinco primeiras rodadas, não havia vencido nenhum jogo e somava apenas três pontos em 15 possíveis (rendimento de 20%), o Cruzeiro ostenta no atual Brasileirão aproveitamento de 73,33%, obtidos em três vitórias consecutivas e dois empates nas rodadas iniciais. A equipe celeste ocupa, no momento, a vice-liderança, mas pode perdê-la com o complemento da rodada.

“A gente tem de manter sempre o Cruzeiro ali em cima na tabela, porque não podemos sofrer o que sofremos ano passado, ficando sempre lá embaixo e é difícil essa situação. Tomara Deus que a gente consiga se manter sempre ali em cima para dar alegria ao torcedor”, afirmou o volante Leandro Guerreiro, remanescente do time de 2011.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Roth concorda com críticas de torcedores e diz que Cruzeiro não está apresentando bom futebol

No Brasileiro do ano passado, o Cruzeiro somente se livrou do rebaixamento para a Série B na última rodada, quando goleou o arquirrival Atlético-MG, por 6 a 1. Este ano, o time celeste, que nem chegou à decisão do título mineiro e foi eliminado precocemente da Copa do Brasil, entrou sem gerar grandes expectativas no Campeonato Brasileiro, mas iniciou bem a competição e está invicto.

Segundo Leandro Guerreiro, é importante continuar assim e a cada vitória, como aconteceu diante do Figueirense, por 1 a 0, sábado à noite, o grupo de jogadores ganha mais confiança e moral. “Sabemos que temos condições de chegar no mínimo à Libertadores”, ressaltou o volante cruzeirense..

Celso Roth, no entanto, ainda não se mostra convencido com a invencibilidade e a com a boa posição na tabela de classificação. Ele reconhece que o torcedor “não está satisfeito” com o futebol apresentado pelo Cruzeiro.

“Nós temos dificuldades, sim, muitas, o torcedor não está satisfeito com as nossas atuações, nós também não estamos, falta ainda muita coisa, o Campeonato é longo, foi bom ter vencido três jogos seguidos, mas ainda precisamos melhorar e muito”, disse Celso Roth.

O treinador pediu, mais uma vez, pés no chão e dose de realidade para os jogadores celestes e afirma que o time não vem mostrando bom futebol, apesar da boa campanha. “Tem de ter cuidado com este campeonato de pontos corridos, quando cheguei aqui, vocês todos que formam a opinião pública, colocavam que o Cruzeiro estava com dificuldades e estava mesmo”, afirmou.

O Cruzeiro começou o Brasileirão com dois empates, diante do Atlético-GO e Náutico, sem gols. Porém, embalou, após triunfos diante do Botafogo (3 a 2), Sport e Figueirense (os dois por 1 a 0). “Eu ouvia lá no fundo comentários de que o Cruzeiro iria brigar para não cair. Nós não podemos, em 30 dias, ter mudado radicalmente, é uma outra maneira de fazer as coisas”, afirmou Celso Roth.

No Brasileiro de 2011, o início do Cruzeiro foi muito ruim, sinalizando para problemas ao longo da competição. A estreia foi justamente contra o Figueirense, em Santa Catarina, com derrota, por 1 a 0. Depois houve empate com o Palmeiras, em 1 a 1, derrota para o Fluminense, no Rio, por 2 a 1, e dois novos empates, ambos em 1 a 1, diante de Santos e América-MG.