Topo

Contra Vasco, Cruzeiro abre série de 'decisões' e põe à prova início promissor no Brasileiro

Invicto na competição, Cruzeiro aproveita sequência de clássico para saber se pode brigar por título - Denilton Dias/Vipcomm
Invicto na competição, Cruzeiro aproveita sequência de clássico para saber se pode brigar por título Imagem: Denilton Dias/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

23/06/2012 12h01

Depois de iniciar bem o Campeonato Brasileiro e obter três vitórias seguidas que o colocaram na vice-liderança, o Cruzeiro se prepara para uma sequência de “decisões” que, segundo o técnico Celso Roth, mostrarão se o time mineiro pode brigar pelo título nacional. A série começa contra o Vasco, neste sábado, às 18h30, em São Januário, em jogo que vale a ponta da tabela.

Na partida seguinte, o Cruzeiro recebe o São Paulo no Independência. Após o jogo contra o tricolor, a equipe encara o Internacional no Beira-Rio, e depois enfrenta o Grêmio novamente em Belo Horizonte para encerrar a sequência contra adversários tradicionais.

“O Campeonato Brasileiro é complicadíssimo. Saímos de uma sequência complicada e vamos começar outra agora. Temos que manter o foco, manter os pés no chão, tentar vencer, sempre somar pontos, independentemente das dificuldades e do adversário”, disse o meia Souza.

Para o jogador, as equipes que querem se manter entre os primeiros colocados não podem perder pontos em casa e precisam conquistar outros fora. Além disso, Souza acredita não haver “jogo mais fácil” no Brasileiro.

“Costumo dizer que, em campeonato de pontos corridos, todo jogo é uma decisão. Três pontos contra o Vasco são os mesmos do São Paulo, são os mesmos do Figueirense. Todo jogo é uma pedreira”, comentou.

Nas cinco primeiras rodadas, o Cruzeiro enfrentou Atlético-GO, Náutico, Sport e Figueirense, equipes que não entraram na competição como postulantes ao título. O único adversário de “maior peso” foi o Botafogo, o qual o time mineiro venceu por 3 a 2, em pleno Engenhão.

Invicto na competição, o Cruzeiro empatou sem gols com Atlético-GO e Náutico nas duas rodadas iniciais e venceu Sport e Figueirense atuando em casa, ambos por 1 a 0.

“Todo o jogo é uma decisão, o último jogo contra o Figueirense já foi uma loucura. Então, basicamente é isso, são jogos competitivos. Jogadores e comissões técnicas já aprenderam que cada jogo vale muito e por isso as dificuldades são grandes”, observou o técnico Celso Roth.

O Cruzeiro é o segundo colocado no Brasileiro com 11 pontos, tendo vencido três jogos e empatado dois. O Vasco lidera com dois pontos a mais e também está invicto, com quatro triunfos e um empate.