Topo

Cruzeiro repete início de Brasileiro obtido em 2003, ano da conquista da 'tríplice coroa'

Com 4 vitórias e 2 empates, Cruzeiro igualou à melhor campanha do time na era pontos corridos - Washington Alves/VIPCOMM
Com 4 vitórias e 2 empates, Cruzeiro igualou à melhor campanha do time na era pontos corridos Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

25/06/2012 06h01

Questionado no início do Brasileiro, devido ao fracasso no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, o Cruzeiro superou as expectativas nas primeiras seis rodadas, assumiu a liderança e igualou o seu melhor início na era de pontos corridos, ocorrida em 2003, quando a equipe conquistou a competição e obteve à “tríplice coroa”.

Com a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, em São Januário, no último sábado, a equipe chegou aos 14 pontos e assumiu a liderança do Brasileiro, no qual ainda não perdeu. O time vem de quatro vitórias seguidas e tem dois empates, ocorridos nas duas rodadas iniciais.

“A gente sabe que é difícil voltar àquela excelente equipe. Mas estamos em busca disso também, de fazer história na equipe e se igualar aos números daquela campanha. Não vamos conseguir a tríplice coroa, mas vamos em busca do titulo”, afirmou o atacante Wellington Paulista, que tem quatro gols e é o artilheiro da equipe na competição.

Em 2003, o Cruzeiro fez a tríplice coroa ao conquistar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Nesta última competição, que na ocasião foi disputada pela primeira vez em pontos corridos, o time mineiro também alcançou, nas seis rodadas iniciais, 14 pontos, com quatro vitórias e dois empates.

Naquela temporada, o Cruzeiro estreou com empate por 2 a 2 com o São Caetano. Depois, o time obteve quatro vitórias: 4 a 2 no São Paulo, no Morumbi, 3 a 0 na Ponte Preta no Mineirão, 4 a 3 no Coritiba no Couto Pereira e 4 a 1 no Goiás no Mineirão. Na sexta partida, a equipe empatou com o Guarani por 1 a 1, em Campinas

Na atual temporada, o time empatou por 0 a 0 as partidas contra Atlético-GO e Náutico. Depois, alcançou quatro vitórias, sobre Botafogo (3 a 2), Sport (1 a 0), Figueirense (1 a 0) e Vasco. O aproveitamento celeste é de 78%.

O Cruzeiro teve pior desempenho nas demais edições dos pontos corridos. O mais perto que chegou foi em 2006 e 2008, quando conquistou 13 pontos. No ano passado, quando lutou até o final contra o rebaixamento, o time celeste conquistou seis pontos nas seis primeiras rodadas, tendo seu pior início na atual fórmula.