Topo

Com Danilinho na lateral direita, Cuca usa cones para fazer atletas entenderem nova formação

Cuca utiliza cones para explicar o novo posicionamento aos jogadores atleticanos - Bernardo Lacerda/UOL
Cuca utiliza cones para explicar o novo posicionamento aos jogadores atleticanos Imagem: Bernardo Lacerda/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, Vespasiano (MG)

29/06/2012 17h33

O técnico Cuca surpreendeu e escalará o meia-atacante Danilinho como lateral direito, diante do Grêmio, no domingo, no lugar de Marcos Rocha, sacado da equipe. Para tentar melhorar a assimilação do grupo do Atlético-MG, quanto a nova formação, o treinador utilizou pequenos cones no gramado, demonstrando o posicionamento que deseja da equipe.

Cuca reuniu o time titular atleticano após o treino, em uma escada no campo principal da Cidade do Galo, onde conversou e orientou posicionamento da equipe, no gramado, por mais de dez minutos, com ajuda de cones que normalmente são utilizados para aquecimento. Segundo o treinador, a conversa com os jogadores é fundamental para garantir o entendimento da estratégia.

“Ali se mostra uma estratégia e conversa com jogadores, não adianta você montar a estratégia e os jogadores não entenderem, então é tão importante o jogador entender, questionar a parte tática, antes do treino eu monto e depois eu discuto com eles, para que eles mostrem suas dificuldades”, explicou.

O zagueiro Leonardo Silva, que substituirá Réver, contundido, aprovou a forma encontrada por Cuca para orientá-los. “Ali foi porque estava mais próximo e ficava mais fácil de mexer as peças, foi uma dificuldade na marcação e ele estava orientando com os cones, fica mais fácil de entender, a gente procurou acertar a marcação para na hora do jogo não errar”, disse.

Diante do Grêmio, o Atlético terá uma escalação inédita no Brasileirão. Preocupado com Zé Roberto e com a intenção de explorar a frágil marcação do estreante Fábio Aurélio, Cuca optou em manter Serginho como titular, no meio de campo, deslocando Danilinho para a lateral direita.

Serginho formará o trio de volantes com Pierre e Leandro Donizete. O objetivo principal desses jogadores será marcar o veterano Zé Roberto, que fará a sua estreia com a camisa do Grêmio.

Nesta sexta-feira, Cuca comandou um jogo treino contra o time júnior do Atlético. O treinador repetiu a formação, com Danilinho de lateral direito. O time foi formado por Giovanni; Danilinho, Leonardo Silva, Rafael Marques e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Serginho e Ronaldinho Gaúcho; Bernard e Jô.

O volante Serginho teve destaque no treinamento desta sexta-feira. O jogador, que teve bastante liberdade para atacar, deu dois passes para gols, marcados por Jô e Bernard, além de ter criado uma boa oportunidade em jogada individual.