Topo

Juan revive drama de Ibson no Santos e sucumbe a ídolo do título brasileiro de 2002

Juan viu Léo reassumir a posição de titular no Santos após eliminação na Libertadores - Divulgação/Santos FC
Juan viu Léo reassumir a posição de titular no Santos após eliminação na Libertadores Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

04/07/2012 06h00

O lateral esquerdo Juan pagou o preço pela eliminação do Santos diante do Corinthians na semifinal da Copa Libertadores da América. Após o embate contra o arquirrival santista, o jogador perdeu a posição de titular para o veterano Léo, e começou a reviver o drama de Ibson na Vila Belmiro.

Os dois sucumbiram à pressão de disputar uma vaga no time contra Elano e Léo, remanescentes do título brasileiro de 2002, na conquista que encerrou um jejum de 18 anos do Santos sem títulos de grande expressão. Enquanto Ibson perdeu a posição de titular para Elano, Juan não resistiu a “sombra” de Léo na lateral esquerda.

O UOL Esporte apurou que Ibson deixou o Santos dizendo aos amigos que jamais seria titular com Elano no elenco. O meia chegou a ganhar a posição do camisa 8 em 2012, mas voltou a perder a titularidade no jogo que marcou a comemoração do centenário do clube, diante do Catanduvense, no dia 15 de abril.

De volta a reserva, Ibson preferiu ser negociado com o Flamengo em uma transação que culminou nas chegadas de Galhardo e David Braz para o clube paulista.

No caso de Juan, a cobrança da torcida pela presença do ídolo Léo aumentou após o veterano entrar em seu lugar no segundo tempo do jogo de volta contra o Vélez Sarsfield, da Argentina, na Vila Belmiro, válido pelas quartas de final da Libertadores.

Na ocasião, a torcida vaiava Juan durante o jogo e pedia a entrada de Léo. O veterano entrou na partida e respondeu as expectativas dos torcedores ao realizar uma bela jogada individual e completar com assistência perfeita para Alan Kardec marcar o gol que salvou o Santos da eliminação.

Juan ainda foi titular nos dois jogos contra o Corinthians nas semifinais da competição continental, mas não voltou ao time no Campeonato Brasileiro após a eliminação na Libertadores. Com isso, o lateral, que pertence ao São Paulo e está emprestado até o fim desta temporada, treina entre os reservas santistas.