Topo

Em meio à festa pelo centenário, Fla e Flu divergem e têm duelo até nas estatísticas

Thiago Neves, agora no Flu e com passagem pelo Fla, é um dos personagens do clássico - Bruno de Lima/VIPCOMM
Thiago Neves, agora no Flu e com passagem pelo Fla, é um dos personagens do clássico Imagem: Bruno de Lima/VIPCOMM

Do UOL, do Rio de Janeiro

08/07/2012 11h03

A rivalidade entre Flamengo e Fluminense extrapola as quatro linhas. Em tempos de festa pelo centenário de um dos mais charmosos clássicos do Brasil, os números geram dúvidas e promovem um novo duelo. As duas versões, no entanto, confirmam que o time tricolor é freguês do rubro-negro. A divergência está em quantas vezes os rivais se enfrentaram nestes 100 anos de história.

TUDO SOBRE O FLA-FLU DESTE DOMINGO

  • ARTE UOL

    Dupla Fla-Flu completa 100 anos de rivalidade com festa e partida com clima de 'decisão' no Engenhão

As contas do Flamengo apontam 390 clássicos até o momento. São 139 vitórias, 128 empates e 123 derrotas. O Fluminense discorda e indica 380 jogos disputados com o Flamengo até então. Nessas estatísticas, o Tricolor das Laranjeiras soma 119 vitórias, 124 empates e 137 derrotas.

A divergência acontece porque o Fluminense não conta dez partidas disputadas contra o Flamengo pelo Torneio Início. A competição aconteceu entre os anos de 1916 e 1967 e tinha fórmula de disputa e regulamento incomuns.

O Torneio Início era disputado em apenas um dia e no mesmo estádio. Era uma espécie de preparação dos times cariocas e acontecia sempre às vésperas do início do Estadual. As partidas tinham apenas 20 minutos, sendo dois tempos de 10 minutos cada. Apenas a final era disputada em 60 minutos. Se houvesse empate, o vencedor era o time com mais escanteios a favor. Em alguns anos, a disputa de pênaltis foi utilizada. Uma última edição – comemorativa – foi disputada em 1977.

A diferença de dez jogos nas contas de Flamengo e Fluminense se explica no fato de o time tricolor não considerar as partidas do torneio como oficiais. Caso o clube das Laranjeiras concordasse em colocar esses jogos nas suas estatísticas, poderia diminuir a sua freguesia para o Flamengo. Na série de dez jogos pelo torneio, foram quatro vitórias do Flu contra dois triunfos do Fla - também houve quatro empates.

Olhando apenas para o passado recente, o Fluminense enfrenta jejum incômodo. O Tricolor não vence o rival desde 2010 – foram seis partidas nesse período. A última derrota do Flamengo no clássico aconteceu no Brasileirão daquele ano, por 2 a 1. Alheio às divergências históricas e aos números, o zagueiro Gum não se preocupa nem mesmo com a dificuldade encontrada pelo seu time nos últimos jogos.

“O Fluminense está sem vencer o Flamengo há dois anos, mas quando o juiz apitar o início de jogo, ninguém vai pensar nisso. Os nossos sete jogos de invencibilidade não irão entrar no jogo”, diz o defensor, que complementa. “Estatísticas são boas, dão confiança, mas não vão mudar nada na partida”.

Veterano em clássicos Fla-Flu, Joel Santana espera aproveitar a festa e dar mais um passo para a soberania histórica do Flamengo. “É um clássico diferente, dentro de uma história diferente, de dois clubes que viraram uma paixão. Tive a felicidade de estar em muitos desses clássicos, pelos dois clubes. Eu tenho que respeitar o Fluminense pelos jogadores que tem e pelo que o clássico representa. Mas nosso time está no mesmo nível”, avisa o treinador.