Topo

Grêmio planeja atacar o Santos para conquistar 2ª vitória na Vila em Brasileiros

Fernando acredita que Grêmio não pode ter uma postura defensiva dentro da Vila - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Fernando acredita que Grêmio não pode ter uma postura defensiva dentro da Vila Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

08/07/2012 06h04

O Grêmio precisa de uma vitória contra o Santos para se recuperar no Campeonato Brasileiro, depois de perder em casa para o Atlético-MG, no último domingo. O problema é que o confronto é dentro da Vila Belmiro, onde os gaúchos venceram apenas uma vez na história dos confrontos na principal competição nacional. Em 2011, sob o comando de Celso Roth, o tricolor atacou a equipe de Muricy Ramalho - que se preparava para o Mundial - e venceu com um gol de Escudero. O objetivo do tricolor de Porto Alegre é repetir a estratégia.

Grêmio e Santos se enfrentam na Vila

  • Arte UOL

    Grêmio e Santos estão envolvidos na troca de Elano por Miralles, e se enfrentam neste domingo

“Se formos só para defender, vamos sofrer. Temos que ir lá e atuar como nas últimas partidas. Com atitude, principalmente, e mantendo a posse de bola, uma coisa que temos feito bastante. Vamos lá para fazer um bom jogo. Não podemos ficar atrás e tomar pressão”, afirmou o volante Fernando.

Na Vila Belmiro, a vantagem do Santos em Campeonatos Brasileiros é expressiva. Em 18 jogos, 12 vitórias dos paulistas, cinco empates e uma derrota com o gol de rebote de Escudeiro, após a defesa de Rafael na cobrança de pênalti de Douglas. Analisando todos os jogos na competição nacional, os santistas também levam vantagem com: 24 vitórias, 13 empates e 16 derrotas. Porém, nos últimos dois anos, os gaúchos tiveram apenas um resultado negativo, ganharam duas e empataram uma.

Apesar de não poder contar com seis jogadores, entre lesionados e suspensos, mais o argentino Miralles que deve ser incluído em uma troca com o próprio Santos por Elano, o técnico Vanderlei Luxemburgo acredita que a melhor maneira de enfrentar o adversário em seus domínios é o ataque. O treinador comandou a equipe paulista em quatro oportunidades [1997, 2004, 2006/2007 e 2009] e conhece bem a força da Vila Belmiro.

“É um clássico e um jogo difícil, mas o Santos não é imbatível. É forte, como o Grêmio é no estádio  Olímpico, mas não imbatível. Vamos buscar a vitória, pois é a receita do Brasileirão. Temos que buscar sempre a vitória independentemente do mando e é o que vamos fazer”, declarou Vanderlei Luxemburgo.

Após sete rodadas, e três jogos disputados da oitava, o Grêmio é o sétimo colocado com 12 pontos. O Santos é o 18º com cinco e nenhuma vitória. Vanderlei Luxemburgo não revelou a equipe que estará em campo a partir das 16h deste domingo, mas a tendência é que seja formada com: Marcelo Grohe; Tony, Gilberto Silva, Werley e Léo Gago; Fernando, Souza, Marco Antonio e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno. A principal dúvida é na lateral esquerda, que também pode ter Gabriel, improvisado.