Topo

Luxemburgo salienta histórico e pede paciência com série negativa do Grêmio

Vanderlei Luxemburgo acredita que não é necessário preocupação com a fase ruim - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Vanderlei Luxemburgo acredita que não é necessário preocupação com a fase ruim Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

09/07/2012 12h00

A segunda derrota seguida do Grêmio no Brasileirão não preocupa o técnico Vanderlei Luxemburgo. Segundo o comandante, o Campeonato Brasileiro não se decide agora, mas no fim da disputa. Ele lembra o histórico positivo para acalmar os ânimos.

No domingo, o Grêmio chegou a estar levando 4 a 0, mas descontou e acabou perdendo por 4 a 2 para o Santos, pela oitava rodada do torneio. Foi a segunda derrota seguida - já que antes havia ocorrido contra o Atlético-MG. Nos últimos seis jogos, o time gaúcho só venceu um.

"Este é o tipo de jogo que você pensa: como eu perdi? E não encontra explicações. O Santos não fez um grande jogo para ganhar, fazer quatro gols. Foram erros nossos. Não jogaram tanto assim", desmereceu Luxa.

O passado é o principal argumento do treinador para 'acalmar as coisas'. Segundo ele, seu currículo mostra classificações sucessivas para Libertadores, algo que precisa se repetir com o Grêmio.

"Sempre faço boas campanhas e consigo colocar os times na Libertadores. O problema é que não se chega hoje, mas sim ao longo da competição. Da forma como o Brasileiro se apresenta, o Grêmio tem grandes chances", disse Luxemburgo.

O Grêmio recebe, nesta segunda-feira, a 19ª contratação para a temporada. Elano, vindo do Santos, tem chegada prevista para o fim da tarde em Porto Alegre e irá fazer os procedimentos de exames médicos e apresentação oficial.

O próximo compromisso no Brasileirão será domingo, às 16h, diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte. Luxa já adiantou que Anderson Pico volta ao time após suspensão.