Topo

Com defesa menos vazada, Atlético-MG tem seu melhor desempenho defensivo em pontos corridos

Rafael Marques destaca entrosamento com os companheiros de setor Réver e Leonardo Silva - Bruno Cantini/site oficial do Atllético-MG
Rafael Marques destaca entrosamento com os companheiros de setor Réver e Leonardo Silva Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atllético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

10/07/2012 06h01

O rendimento defensivo do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro deste ano – cuja defesa é a menos vazada da competição com apenas três gols sofridos em oito rodadas – é o melhor obtido pela equipe mineiro desde o início do sistema de pontos corridos, adotado a partir de 2003.

O melhor desempenho defensivo do Atlético havia sido em 2006, quando o time mineiro disputou a Série B do Brasileiro. Naquele ano, nos oito primeiros jogos da campanha que culminou com o título atleticano, a defesa sofreu sete gols.

Nos outros oito anos em que disputou a Série A, o Atlético sempre teve média superior a um gol por jogo. Nas temporadas 2003, 2004 e 2009, a equipe levou 11 gols nos oito primeiros jogos. Em 2005, 2007, 2008 foram 15, 10 e 12, respectivamente. Em 2010 sofreu 18 gols, pior média da era pontos corridos. No ano passado, as redes atleticanos balançaram 16 vezes.

No atual Brasileiro, a defesa atleticano foi vazada apenas no empate com o Bahia, por 1 a 1, na goleada sobre o Náutico por 5 a 1, ambos no Independência, e na derrota para o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi. O setor passou em branco nas vitórias sobre Ponte Preta (1 a 0), Corinthians (1 a 0), Palmeiras (1 a 0), Grêmio (1 a 0) e Portuguesa (2 a 0).

Rafael Marques enalteceu a força defensiva e bom entrosamento com os companheiros de defesa. “Estamos fortes atrás, mas o time todo ajuda na marcação e isso é o diferencial. O entrosamento com o Leonardo Silva, com o Réver tem sido muito bom e estamos bem”, observou o zagueiro.