Topo

Grêmio comemora sequência de jogos para melhorar entrosamento e mudar atitude

Grêmio de Vanderlei Luxemburgo venceu quatro e perdeu quatro jogos no Brasileiro em oito rodadas - Edu Andrade/Agência Freelancer
Grêmio de Vanderlei Luxemburgo venceu quatro e perdeu quatro jogos no Brasileiro em oito rodadas Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

13/07/2012 06h04

Metade do time do Grêmio que deve enfrentar o Cruzeiro, no domingo, disputou quatro das oito rodadas do Brasileiro ou menos. A falta de entrosamento é um dos fatores apontados pelos integrantes da equipe tricolor como uma das razões para a queda de rendimento nos últimos jogos. Zé Roberto, que estreou e não venceu nenhum dos dois jogos que disputou, comemora o retorno das partidas nos finais e na metade da semana para acelerar adaptação ao futebol brasileiro, ganhar ritmo e mudar a atitude do grupo.

“Vai ser bom ter essa sequência de jogos nas quartas e domingos. Nosso time está em formação, tem jogadores chegando e precisamos de entrosamento que só adquirimos durante as partidas. [...] Acredito que a sequência vai me ajudar. Confesso que não estou 100%. Quando voltei ao Brasil em 2006, tive um pouco de dificuldade no início. Precisei de um tempo de adaptação, pois o tipo de jogo na Alemanha é diferente. Estou sentindo as mesmas dificuldades, mas é normal. Tenho certeza que vou chegar aos 100%”, afirmou Zé Roberto.

Mas não é só o meia que precisa da sequência de jogos. Tony, que deve atuar na lateral direita, esteve em campo em quatro oportunidades. Mesma quantidade de jogos do zagueiro Werley, que teve uma lesão no início do nacional e não atuou contra o Atlético-MG devido a um acordo entre os clubes. Anderson Pico fez um jogo, foi expulso contra os mineiros e ficou fora da derrota para o Santos. Elano, apresentado nesta semana, fará a estreia na equipe.

SEQUÊNCIA DE JOGOS DO GRÊMIO NO BR

15/07 - 16h - Independência - Cruzeiro x Grêmio
18/07 - 19h30 - Olímpico - Grêmio x Sport
22/07 - 18h30 - Engenhão - Botafogo x Grêmio
25/07 - 21h50 - Olímpico - Grêmio x Fluminense
28/07 - 18h30 - Couto Pereira - Coritiba x Grêmio

O restante dos jogadores que devem enfrentar o Cruzeiro fizeram seis ou sete jogos. Nenhum atleta esteve em campo nas oito partidas disputadas até agora  no Brasileirão. Porém, não só a falta de entrosamento tem incomodado os gremistas. Outro assunto recorrente em todas as entrevistas é a necessidade da busca pelo Grêmio guerreiro e combativo das inúmeras conquistas com uma mudança de atitude dos jogadores.

“Não precisamos nem esperar a cobrança do treinador, nós jogadores é que temos que cobrar um do outro. Essa cobrança precisa existir. Até comentei com alguns que o Grêmio tem que voltar a ser o Grêmio. Quero jogar neste Grêmio que me acostumei a enfrentar, o Grêmio temido. Na minha época de Portuguesa, era bom enfrentar São Paulo e Santos, mas quando se tratava de Grêmio sabia que ia ser fogo. Era um time chato e complicado de jogar. Esse Grêmio precisa voltar e só os jogadores podem fazer isso”, afirmou o meia.

Até o dia 31 serão cinco jogos, dois em domingos, dois em quartas-feiras e o último em um sábado. Três fora do estádio Olímpico e dois em seus domínios. O objetivo gremista é vencer todas em casa e buscar a maior quantidade possível fora para subir na tabela e ficar entre os quatro primeiros. A partir das 10h, Vanderlei Luxemburgo realiza o último treino antes da viagem para Minas Gerais, onde enfrenta o Cruzeiro, no domingo, às 16h, no estádio Independência.