Topo

Depois de duas vitórias seguidas, Grêmio muda discurso novamente e mira o título

Elano acredita que Grêmio deve seguir buscando a vaga na Libertadores para ficar próximo do título - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Elano acredita que Grêmio deve seguir buscando a vaga na Libertadores para ficar próximo do título Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

20/07/2012 06h04

O Grêmio iniciou o Campeonato Brasileiro focado totalmente na busca pelo título, porém, com a derrota para o Atlético-MG, dentro do Olímpico, o discurso mudou. Em todas as entrevistas, jogadores, técnicos e direção passaram a mirar uma vaga para a Libertadores como principal objetivo no nacional. Depois de vencer o Cruzeiro, em Minas Gerais, e o Sport, em casa, a situação novamente se alterou. A quarta colocação motivou os comandados de Vanderlei Luxemburgo a trocar novamente o foco.

“Tanto o clube, como o grupo, quer a vaga para a Libertadores, mas o primeiro objetivo é realmente o título. Estamos trabalhando para isso, apesar do Brasileiro ter alguns percalços no caminho. É um perde e ganha danado, pois a competição é muito difícil. Para vencê-la, tem que ter um equilíbrio muito grande. Temos que conseguir ficar perto ou dentro do G4 até o final para disputar o título ou a vaga. Conquistamos esse lugar na rodada e vamos trabalhar para permanecer”, declarou o goleiro Marcelo Grohe.

Após 10 rodadas, o Grêmio está a sete pontos do líder Atlético-MG, mas vem de duas vitórias consecutivas que elevaram a equipe da oitava para a quarta posição. Sem nenhum empate no Brasileiro, o tricolor gaúcho soma seis vitórias e quatro derrotas com 60% de aproveitamento. Tem o quinto ataque mais positivo, com 15 gols, e a quinta defesa menos vazada, com 10 gols sofridos.

Apesar dos bons números, todos no estádio Olímpico querem ampliar a série de vitórias para se aproximar dos mineiros. Ainda mais que os dois adversários são: o Botafogo, sexto colocado com 17 pontos e o Fluminense, quarto com 19, um a mais que o Grêmio.

“Estamos mostrando que estamos no caminho certo. Esses dois próximos jogos são muito importantes, pois são confrontos diretos. Conquistando as vitórias, vamos nos aproximar da Libertadores, que é o nosso objetivo. Consequentemente, classificado para a Libertadores, estaremos brigando por título. Isso é uma coisa natural”, afirmou o meia Elano.

O Grêmio realiza a partir das 10h o último treino antes da viagem para o Rio de Janeiro, que irá ocorrer no início da noite. No sábado, os gaúchos treinam às 15h30 na Gávea. A partida contra o Botafogo está marcada para às 18h30 no estádio do Engenhão.