Topo

Atlético-MG iguala Corinthians-2011 e se torna o time com melhor início na era pontos corridos

Um dos destaques atleticanos, Jô diz que time está "consciente com o que tem de fazer" - Neco Varella/Agência Freelancer
Um dos destaques atleticanos, Jô diz que time está "consciente com o que tem de fazer" Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Do UOL, em Belo Horizonte

22/07/2012 06h05

Com a goleada sobre o Sport, por 4 a 1, na noite deste sábado, o Atlético-MG se manteve líder pela quinta rodada seguida, igualou a marca obtida pelo Corinthians em 2011, na conquista do Campeonato Brasileiro, com 28 pontos em 11 rodadas, mas se tornou o time com melhor início na era de pontos corridos da principal competição nacional.

Assim como o Atlético, o Corinthians, no ano passado somava 28 pontos na 11ª rodada do Brasileirão. A diferença é que o time paulista havia alcançado esta marca de pontos uma rodada antes e foi derrotado em seu 11º jogo pelo Cruzeiro.

Porém, o Atlético leva a melhor no saldo de gols em relação ao time paulista de 2011, 15 contra 14, o que faz o time comandado pelo técnico Cuca ter, matematicamente, a melhor campanha na história dos “pontos corridos”, sistema que passou a ser adotado a partir de 2003.

Outra diferença na campanha dos dois times é em relação ao aproveitamento. Enquanto o Atlético chegou à marca de 85%, o Corinthians tinha o alto índice de 93,33% no mesmo período, melhor aproveitamento da história do Brasileirão.

O lateral esquerdo Júnior César enalteceu a campanha atleticana e a força mostrada pelo time para conseguir a virada em Recife. “Independente de nossa equipe ter saído atrás, nosso time teve uma consistência grande, está mostrando que está madura e por isso está na liderança, mostrou força para virar o resultado, o que não é fácil”, disse.

O meia-atacante Bernard afirma que o time mineiro vem crescendo a cada partida, mas tem de manter os pés no chão. “Somos líderes, o time vem bem, mas é apenas o começo da competição, ainda tem muito que acontecer. Temos de manter o nosso foco nos jogos seguintes”, observou o jogador, que foi o destaque da vitória participando dos quatro gols atleticanos.

O atacante Jô, autor do terceiro gol alvinegro na partida, comemorou a manutenção da liderança pela quinta rodada seguida. “É importante se manter, não deixar os adversários irem chegando. O Atlético está muito forte, consciente do que precisa fazer”, destacou.