Topo

Muricy já testou 'um time' de laterais em 2012 e crise aumenta no setor com operação de Fucile

Léo e Juan entram na lista dos cinco laterais esquerdos utilizados por Muricy em 2012 - Divulgação/Santos FC
Léo e Juan entram na lista dos cinco laterais esquerdos utilizados por Muricy em 2012 Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

26/07/2012 06h00

A cirurgia do uruguaio Fucile expõe a crise nas laterais do Santos. Somente na temporada 2012, o técnico Muricy Ramalho já utilizou onze jogadores no setor – seis na ala direita e cinco na esquerda. Fucile, Pará, Crystian, Galhardo, Douglas, Bruno Peres, Léo, Juan, Paulo Henrique, Emerson e Maranhão foram os alas de origem testados pelo comandante.

FUCILE FOI UM DOS LATERAIS EM 2012

  • Divulgação/Santos FC

    Tratamento de 101 dias 'falha', Fucile será operado e ficará mais três meses longe dos gramados

Com improvisações o números de laterais utilizados por Muricy chega a 13, já que os volantes Henrique e Gerson Magrão atuaram diversos jogos deslocados nas laterais. Apesar de tantos testes, Muricy não encontrou os substitutos de Danilo e Alex Sandro, negociados com o futebol português.

Muricy acreditou que não teria problemas do lado direito neste ano, já que o Porto aceitou emprestar Fucile até o fim de dezembro. Entretanto, o uruguaio sofreu uma lesão ligamentar no pé esquerdo, ficou 101 dias em tratamento, mas não escapou da cirurgia. O atleta será operado nesta semana e ficará mais 90 dias longe dos gramados.

Sem Fucile desde o dia 15 de abril, Muricy pediu reforços para a vaga do uruguaio e recebeu Galhardo, envolvido na troca por Ibson com o Flamengo. Porém, o treinador não seu sorte mais uma vez, já que o novo reforço só atuou uma partida e teve o quinto metatarso do pé esquerdo operado.

Como Galhardo só deve retornar aos gramados em setembro, Muricy  pediu mais um jogador para a posição e novamente foi atendido pela diretoria santista, que contratou Bruno Peres, terceira opção do Guarani na lateral direita, mas que assumiu a posição de titular no Santos.

O último reforço da lateral direita venceu a concorrência com os laterais “pratas da casa” do Santos – Crystian e Douglas – que foram testados por Muricy na posição, mas não convenceram o comandante.

Já na esquerda, Muricy estava satisfeito com o rodízio de Léo e Alex Sandro na temporada passada, mas não teve a mesma resposta com Juan, que chegou do São Paulo para substituir o jovem lateral da seleção brasileira olímpica.

Juan, que está emprestado pelo clube do Morumbi até o final deste ano, assumiu a posição de titular, mas sucumbiu as criticas da torcida durante a Copa Libertadores da América e perdeu a posição para o veterano Léo. Antes da chegada de Juan, o técnico santista ainda testou os jovens Emerson e Paulo Henrique, mas não deu sequência de jogos para os dois. Gerson Magrão também atuou no setor e não foi aprovado.