Topo

Daniel Carvalho some em derrota e escancara carência criativa no Palmeiras

Daniel Carvalho, meia do Palmeiras, é perseguido por marcador do Bahia - Fernando Donasci/UOL
Daniel Carvalho, meia do Palmeiras, é perseguido por marcador do Bahia Imagem: Fernando Donasci/UOL

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

27/07/2012 06h00

O Palmeiras sofreu para criar chances de perigo diante do Bahia. As poucas oportunidades foram desperdiçadas, o que foi decisivo para o placar de 2 a 0 para os visitantes na 12ª rodada do Brasileirão. O grande problema foi a falta de criatividade do meio de campo, em especial de Daniel Carvalho, meia que sumiu na partida. Ele não conseguiu substituir o lesionado Valdivia à altura. O camisa 10 também pode ser desfalque no jogo de domingo, diante do Cruzeiro. 

Segundo os números do Datafolha, o meia deu apenas um drible certo e apenas nove passes certos. Nesse último quesito, aliás, o atleta foi o segundo pior entre os palmeirenses, só à frente de Hernán Barcos, que jogou sete minutos a mais e deu três passes certos a menos.

Até mesmo Patrik, que jogou por 15 minutos a menos que Daniel, foi mais eficiente em trocar bolas com companheiros, com 14 acertos.

“Se eu achei que tinha que tirar Daniel Carvalho no intervalo, eu não senti falta nenhuma dele durante o jogo. É isso que tenho para falar. Tirei ele (para colocar Maikon Leite) para dar mais velocidade ao time”, resumiu Luiz Felipe Scolari.

No desarme, um dos quesitos fundamentais para Scolari, Daniel também foi mal, com apenas duas bolas roubadas. Ele só foi melhor do que Barcos e Patrik. Ainda de acordo com o Datafolha, o camisa 19 também não finalizou nenhuma vez a gol.

A situação expõe a carência do setor criativo do Palmeiras. Sem Valdivia, Felipão não consegue achar um substituto à altura. O técnico palmeirense ainda conta com a incerteza do futuro do chileno, que não sabe se fica por causa da distância da família, que não volta ao Brasil após sofrer sequestro-relâmpago. Para piorar, o time acabou por dispensar outro articulador: Felipe, que acertou com Atlético-PR.