Topo

Grêmio usa aproveitamento recente para amenizar derrota para o Coritiba no Brasileiro

Kleber volta ao Grêmio na partida desta terça contra o Coritiba na Sul-Americana - Edu Andrade/Agência Freelancer
Kleber volta ao Grêmio na partida desta terça contra o Coritiba na Sul-Americana Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

29/07/2012 10h00

O Grêmio encontrou uma maneira de amenizar a derrota para o Coritiba, por 2 a 1, no sábado, pelo Brasileirão. Segundo o técnico Vanderlei Luxemburgo, se de cada cinco jogos forem quatro vitórias e uma derrota, como ocorreu recentemente, o time gaúcho será campeão.


Novamente o comandante do time tricolor citou que o aproveitamento dos primeiros colocados tende a cair. Atualmente, o primeiro colocado Atlético-MG tem 86% de aproveitamento, algo tido como impossível de ser mantido pelo comando técnico gremista.

Pelo Brasileiro, derrota para o Coritiba

  • Site oficial do Coritiba

    O Grêmio foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 1 neste sábado pelo Campeonato Brasileiro, no Paraná

"Atingimos a pontuação que queremos. A cada cinco jogos, se ganharmos quatro nosso percentual será muito forte. Eu queria a vitória hoje [sábado] porque sabia que Inter e Vasco seria um jogo difícil e Fluminense e Atlético-MG, domingo, também. Mas faz parte", lamentou Luxemburgo.

Os cálculos do clube de Porto Alegre seguem os mesmos. Segundo o comando técnico, um percentual de cerca de 68% é suficiente para, ao menos, a vaga na Libertadores. Com 24 pontos em 13 jogos, porém, a média caiu para 62%.

"No Grêmio miramos sempre o título. Quem estiver no grupo e não pensar assim tem que ir embora. O primeiro passo é a Libertadores, mas ganhar o título será ótimo. Não há espaço no futebol ou na vida para perdedores. O percentual dos times da frente vai diminuir", salientou o treinador.

O Grêmio tem reapresentação marcada para este domingo. O clube dará início ao 'projeto Sul-Americana'. Na terça-feira ocorre a estreia na competição. O adversário será o mesmo Coritiba, às 21h15, no Olímpico, em jogo de ida da primeira fase.