Topo

Chegada de reforços ao Cruzeiro dá opções a Roth e tira espaço de antigos titulares

Celso Roth comemora qualificação do elenco, que tirou espaço de alguns atletas - Denilton Dias/Vipcomm
Celso Roth comemora qualificação do elenco, que tirou espaço de alguns atletas Imagem: Denilton Dias/Vipcomm

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

03/08/2012 06h00

Com a chegada de novos reforços ao Cruzeiro, Celso Roth tem feito várias mudanças na equipe e alguns jogadores perderam espaço. O último a deixar o time titular foi o atacante Wellington Paulista, que foi barrado no jogo contra o Palmeiras para a entrada de Wallyson. Já o volante Amaral, que chegou a ser utilizado como titular no início do Campeonato Brasileiro, se transferiu por empréstimo para o Botafogo.

  • Douglas Magno/Vipcomm

    W. Paulista é o exemplo mais recente de titular que perdeu vaga em função da qualificação do elenco

No entanto, o técnico, ao ser indagado sobre como administrar o elenco, garantiu que as contratações fazem parte do processo de qualificação do grupo. Segundo ele, é trabalho do treinador fazer opções. “Desde que sejam feitas escolhas com justiça”, observou.

Celso Roth considera que dentro do jogo, os próprios jogadores sabem quem está bem e quem não está. “Eles têm as auto-avaliações. O importante é se o treinador sabe fazer as escolhas corretas. O que é óbvio para gente, não é tão óbvio para o torcedor e para vocês da mídia”, afirmou.

“Tem que ter respeito, o jogador não assina o contrato dizendo que vai ser titular sempre. Então, é fazer justiça dentro do que acho melhor para o grupo, para o time”, acrescentou o treinador cruzeirense.

Desde que Celso Roth chegou à Toca da Raposa II, o clube celeste anunciou oito contratações: Tinga, Willian Magrão, Rafael Donato, Fabinho, Ceará, Borges, Sandro Silva e Martinuccio, que ainda não assinou o contrato devido a uma lesão óssea e só confirmará o acordo após a recuperação.

Com lugar entre os titulares, desde a estreia contra o Grêmio, o artilheiro Borges acredita que no futebol moderno não há mais espaço para jogadores que reclamam pela condição de titular por meio da imprensa. Para o jogador, a vaga é conquistada dentro de campo. “Pela experiência que eu tenho, acho que não. Passou essa fase de jogador ficar de fora e ficar reclamando, como o Muricy fala: fazer biquinho”, afirmou o centroavante.

Além de Borges, mais dois jogadores se firmaram na equipe principal: o lateral Ceará, que não saiu mais da direita após sua estreia contra a Portuguesa, e o volante Tinga, que sempre que teve condições foi escalado desde o início.

Willian Magrão e Rafael Donato também vêm sendo usados constantemente. Sandro Silva, que foi apresentado há duas semanas, entrou no segundo tempo contra o Flamengo e começou jogando diante do Corinthians. Só não encarou o Palmeiras por cumprir suspensão automática.

O atacante Fabinho é o único desses reforços que não tem sido muito aproveitado recentemente. Depois de estrear com o Botafogo, na terceira rodada, e ser titular nos cinco jogos seguintes, o velocista só participou de um dos últimos quatro da equipe no campeonato, quando entrou na etapa complementar na derrota para o Corinthians.

Outros jogadores que perderam espaço nos últimos tempos foram Everton e Anselmo Ramon. Por outro lado, o zagueiro Victorino e o atacante Wallyson, que chegaram a não ser relacionados para algumas partidas, voltaram a jogar no último final de semana, agradaram o técnico Celso Roth e devem seguir como titulares diante da Ponte Preta.