Topo

Seedorf retorna ao Botafogo, e Oswaldo promove rodízio por meio campo ideal

Seedorf volta à equipe contra o Atlético-GO, após descansar no meio de semana - Wagner Meier/AGIF
Seedorf volta à equipe contra o Atlético-GO, após descansar no meio de semana Imagem: Wagner Meier/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/08/2012 06h01

Desde que assumiu a titularidade do Botafogo, Seedorf atuou com companheiros diferentes em seus três primeiros jogos pelo clube. Andrezinho, Fellype Gabriel, Vitor Júnior e o próprio holandês se revezam em um rodízio promovido pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que, juntamente com a comissão técnica, mede o nível de cansaço dos jogadores através de alguns exames. Essa técnica tem sido determinante para definir os titulares e, consequentemente, gerar uma 'testes' pelo meio de campo ideal.

BOTA LEVA GOLS APÓS 7 JOGOS E PERDE INVENCIBILIDADE NA SUL-AMERICANA

  • A derrota para o Palmeiras, por 2 a 0, na última quarta-feira, representou a quebra de uma invencibilidade ‘caseira’ que o Botafogo tinha na competição. Desde 2006, o Alvinegro disputa o torneio com boa frequência e acumulava bons resultados em confrontos contra times brasileiros. Em dez partidas, o time de General Severiano havia conquistado sete vitórias e três empates.

Na estreia de Seedorf contra o Grêmio, o técnico Oswaldo de Oliveira optou pela saída de Andrezinho. Em seguida, diante do Vasco, Fellype Gabriel foi o escolhido. Nesses dois primeiros jogos, o Botafogo não obteve boa atuação e saiu derrotado do Engenhão. No último jogo pelo Brasileiro, o Glorioso mais uma vez não convenceu, mas conseguiu os três pontos sobre o Figueirense, com Vitor Júnior entre os reservas.

Contra o Atlético-GO, neste sábado, o meia não poderá atuar, já que foi expulso contra os catarinenses e cumprirá suspensão automática. Assim, a expectativa é que a equipe seja praticamente igual a do último sábado, com Elkeson de atacante e Jádson na função de primeiro volante.

“Nosso sistema de jogo exige muito dos jogadores de meio de campo e ataque. Acho que o melhor caminho nestes próximos jogos será adotar o rodízio e aproveitar sempre quem estiver melhor fisicamente. É claro que, com isso, aproveitamos para analisar como as peças vão se encaixando para formar um time competitivo, que ataque e defenda com eficiência”, afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

Existe a possibilidade remota do treinador adotar um esquema mais ousado, repetindo o meio de campo contra o Figueirense, quando recuou Renato e Fellype Gabriel e atuou com um atacante (Rafael Marques), mas sem volantes. Pesa contra o fato de atuar fora de casa, onde a equipe normalmente é mais atacada.

“Já saíram do time Andrezinho, Fellype Gabriel, Vitor Júnior e agora o Seedorf. Essa faixa do campo é desgastante, a velocidade e a resistência são díspares em relação ao restante”, disse Oswaldo de Oliveira.

Botafogo e Atlético-GO se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Serra Dourada. O Alvinegro retomou o caminho das vitórias na última rodada ao vencer o Figueirense e pôs fim a uma sequência de quatro jogos sem vitórias. Com 20 pontos, o Glorioso ocupa a oitava colocação no Campeonato Brasileiro.