Topo

Após protesto do Bahia, trio de arbitragem de confronto com o Grêmio é afastado

O Grêmio venceu o Bahia por 3 a 1 e o tio de arbitragem, fruto de polêmica, foi afastado pela CBF - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O Grêmio venceu o Bahia por 3 a 1 e o tio de arbitragem, fruto de polêmica, foi afastado pela CBF Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

06/08/2012 18h42

O trio de arbitragem formado pelo árbitro o árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva e os auxiliares Cleriston Barreto Rios e Ivaney Alves de Lima está afastado dos sorteios da CBF pelos próximos 30 dias. Após lances polêmicos e muita reclamação do Bahia no confronto com o Grêmio pela 14ª rodada do Brasileirão, o trio passará por reciclagem.

Segundo a comissão de arbitragem da CBF, não há punição, mas uma maneira de ganhar conhecimento. De fato, a partida entre Grêmio e Bahia gerou muita reclamação.

Os visitantes tiveram um gol anulado e reclamaram de impedimento no segundo gol gremista - que significou 2 a 1 no placar aos 43 minutos do segundo tempo. Souza cabeceou e a bola bateu em Kleber antes de entrar. O Gladiador estava impedido.

"Esse juiz desqualificado, vagabundo, fdp e descarado!!!!!! Não pode apitar mais jogo nenhum. Nem do Bahia nem de nenhum outro clube", esbravejou o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, através do Twitter logo após o jogo de domingo.

A reclamação não parou por aí. O Bahia, inclusive, emitiu nota oficial de repúdio à arbitragem e prometeu manifestação oficial na CBF, algo que pode ter influenciado no afastamento do árbitro e seus auxiliares.

"A diretoria do Esporte Clube Bahia, através desta, manifesta toda a sua indignação com os erros cometidos exclusivamente contra nossa equipe no jogo deste domingo (05/08), contra o Grêmio , realizado no estádio Olímpico, em Porto Alegre. O trio de arbitragem formado pelos senhores Cláudio Francisco Lima e Silva, Cleriston Clay Rios e Ivaney Alves de Lima, todos de Sergipe, tiveram uma das piores atuações dos últimos tempos no futebol brasileiro e seus equívocos interferiram diretamente no resultado do jogo, prejudicando o Bahia , que teve um pênalti marcado em posição irregular e duvidoso, um gol legítimo anulado, sofreu um gol em posição de impedimento e ainda teve um atleta expulso, por ter que reclamar desesperadamente contra dois erros graves e seguidos da arbitragem", diz um trecho do documento publicado no site oficial do clube baiano, citando a expulsão de Mancini. 

Em campo o Grêmio venceu pelo placar de 3 a 1. Elano, Marcelo Moreno e Souza marcaram para os gaúchos, enquanto Fahel descontou para o Bahia.