Topo

Grêmio faz campanha de extremos e diz que falta de empates se deve a busca por vitórias

O Grêmio de Elano (f) não tem empates no Brasileirão e faz campanha de extremos - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O Grêmio de Elano (f) não tem empates no Brasileirão e faz campanha de extremos Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/08/2012 09h56

Um dos chavões do futebol afirma que o time que entra em campo buscando empatar normalmente acaba perdendo. E tal dizer é levado muito a sério no Grêmio. Por isso, a equipe gaúcha faz uma campanha de extremos no Brasileirão. Único sem um empate sequer, o time tricolor justifica tal situação com a busca constante pela vitória.

São, ao todo, 14 jogos com 9 vitórias e 5 derrotas. O clube de Porto Alegre jamais acabou uma partida com o mesmo número de gols do adversário. A marca ajuda, também, em um possível empate em pontos na classificação. O número de vitórias é o primeiro critério de desempate e atualmente só o Atlético-MG tem mais que o Grêmio.

"Isso acontece porque jogamos sempre para ganhar. Podem ver que não empatamos nunca. Às vezes acabamos perdendo, mas buscamos sempre a vitória. O empate não vale tanto no Brasileiro. Uma vitória e uma derrota, por exemplo, são melhores que dois empates", disse Souza.

A conta feita pelo volante é semelhante a do técnico Vanderlei Luxemburgo. Entusiasta da campanha de vitórias e derrotas, ele até aceitaria alguns pontos que ficaram para trás, mas não vê o resultado igual como vantagem.

"Eu aceitava aquele pontinho contra o Coritiba [quando o Grêmio perdeu no fim do jogo], ou contra o Náutico [ocorreu algo semelhante], mas é assim que funciona. Se eu fizer um gol no finalzinho é bom, mas o que eu sempre lembro é que nos pontos corridos a busca tem que ser pelas vitórias. Até porque pode se decidir aí. Em cinco jogos, se forem cinco empates dá cinco pontos. Com duas vitórias já dá seis pontos. Então tem que ir em busca disso", lembrou o treinador.

Neste domingo o Grêmio adotou exatamente a ideia de busca incessante pelos três pontos. Contra o Bahia, no Olímpico, o jogo apontava 1 a 1 até os 43 do segundo tempo. Mas no final da partida Souza e Marcelo Moreno marcaram decretando a vitória gremista.

Os jogadores se reapresentam na terça-feira. O próximo compromisso será na quinta, contra a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli, às 21h.