Topo

Vasco busca recuperar ataque longe de casa por nova chance de alcançar liderança

Eder Luis tenta dominar a bola no empate sem gols com o Corinthians na Colina - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Eder Luis tenta dominar a bola no empate sem gols com o Corinthians na Colina Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/08/2012 06h10

O empate por 0 a 0 com o Corinthians, no último domingo, em São Januário, impediu o Vasco de alcançar a liderança do Campeonato Brasileiro. Mas o time terá nova chance de chegar ao topo da tabela. Porém, o desafio não será dos mais simples. Fora de casa, o Cruzmaltino enfrenta Sport e o líder Atlético-MG na sequência. E para obter sucesso no objetivo precisa recuperar a força do ataque, que não balançou as redes nos últimos dois compromissos.

O principal problema que o técnico Cristóvão Borges terá de administrar é o mau momento vivido pelo atacante Eder Luis. Por ora, sacá-lo do time titular não está nos planos do comandante. Entretanto, o camisa 7 já tem a sombra de Carlos Tenorio. O equatoriano retornou após cinco meses afastado por lesão e o substituiu contra o Corinthians.

VASCO ABUSA DOS ERROS E SEGUE NA VICE-LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO 2012

  • Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

    O Vasco perdeu a chance de alcançar a liderança do Campeonato Brasileiro com o adiamento do jogo entre Flamengo e Atlético-MG. Neste domingo, o time pouco criou, abusou dos erros e empatou com o Corinthians por 0 a 0, em São Januário. O resultado mantém a equipe na vice-liderança. De quebra, os comandados de Cristóvão Borges não conseguiram dar o troco no rival pela eliminação na Copa Libertadores. Por sua vez, o time paulista segue a recuperação no torneio nacional após conquistar o principal título do continente.

“O Eder tem uma história recente muito importante aqui. Devemos ter paciência para que tudo aconteça. Ele tem alternado bastante, mas é um jogador que possui crédito conosco. É importante e teve contribuição fundamental para a conquista da Copa do Brasil do ano passado. Tenho a certeza de que voltará a ser o jogador que todos nós gostamos”, afirmou Cristóvão Borges.

Aliado ao momento irregular de Eder Luis, o ataque cruzmaltino não marcou gols nos últimos dois jogos. O time não venceu e perdeu a chance de alcançar a liderança da competição nacional. A situação ainda não preocupa, mas Cristóvão Borges sabe da necessidade de voltar a balançar as redes o quanto antes.

“O ataque não marcou nesses dois jogos, mas já vai marcar. Nossa equipe é assim. Foram jogos difíceis que passamos e isso é natural na competição. A equipe vai voltar a fazer gols”, assegurou.

Se o ataque rateou nos últimos jogos, pelo menos a defesa seguiu a rotina de não ser vazada. Já são seis partidas sem que o goleiro Fernando Prass precise buscar a bola no fundo do gol. O rendimento anima para a manutenção do padrão e melhora do time como um todo. “Espero que possamos sofrer cada vez menos gols, mas encontramos o equilíbrio e uma boa organização tática. Isso tem sido positivo para um campeonato tão disputado”, encerrou Cristóvão Borges.

O elenco do Vasco se reapresenta na tarde desta segunda-feira para iniciar a preparação para o compromisso contra o Sport, quarta-feira, às 19h30, em Recife, pela 15ª rodada. No próximo domingo, será a vez do esperado duelo contra o Atlético-MG, às 16h, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada.