Topo

Grêmio encara retrospecto fraco contra pequenos e cria alerta para superar a Ponte Preta

O Náutico foi um dos pequenos que superou o Grêmio no Campeonato Brasileiro 2012 - RODRIGO LOBO/JC IMAGEM/AE
O Náutico foi um dos pequenos que superou o Grêmio no Campeonato Brasileiro 2012 Imagem: RODRIGO LOBO/JC IMAGEM/AE

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/08/2012 06h02

Das cinco derrotas do Grêmio no Campeonato Brasileiro, duas ocorreram contra times menores longe de casa. Após cair diante de Náutico e Coritiba, o time gaúcho se vê 'vacinado' contra adversários de menor expressão. Nesta quinta-feira, aos mesmos moldes, a Ponte Preta será oponente. Para evitar novo infortúnio, os gaúchos estão em alerta.

Não há qualquer possibilidade dos atletas gremistas entrarem em campo em clima de 'já ganhou'. Até mesmo no intervalo a meta é evitar relaxamento. Isto porque o jogo contra o Bahia, mesmo sendo vitória, deixou marcas importantes.

Após um primeiro tempo fácil e com vitória por 1 a 0 no placar, os jogadores voltaram relaxados para a etapa complementar. Quando caíram em si os visitantes pressionavam, já haviam empatado e por pouco não estavam na frente.

"Temos que conversar sobre isso, não adianta voltarmos desatentos para o segundo tempo. É algo que precisamos melhorar", lembrou o volante Souza.

Os minutos finais de jogo também merecem atenção. Nas duas derrotas para pequenos: Náutico e Coritiba, o time de Porto Alegre sofreu gol pouco antes do apito final.

"Estes empates até me serviam. Quando é você que marca no finalzinho é bom. O problema é que não tem acontecido", disse o técnico Vanderlei Luxemburgo. "Eu não lamento a derrota para o Atlético-MG [única em casa no Brasileirão], o que eu fico triste são aqueles dois pontos contra o Náutico. Com todo respeito ao Náutico, mas eles não brigam pelo título", acrescentou.

Contando com uma vitória diante da Ponte Preta, o Grêmio calcula terminar o primeiro turno com 36 ou 37 pontos. Para isso falta conquistar somente 10. "Desta forma começaremos bem o momento em que o campeonato se decide", concluiu Luxa.

O time tricolor se reapresenta nesta terça e faz o único treino em Porto Alegre para a 15ª rodada. Na quarta pela manhã os jogadores embarcam para São Paulo. O jogo com a Ponte ocorre na quinta, às 21h, no estádio Moisés Lucarelli. Após o duelo, em vez de voltar a Porto Alegre, o time gaúcho permanecerá concentrado em Atibaia para jogar no final de semana contra o São Paulo.