Topo

Após negar propostas, conversa com Luxemburgo cria 'novo Marquinhos' no Grêmio

Marquinhos [e] já passou Marco Antonio [d] e é primeira opção para a armação no time do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Marquinhos [e] já passou Marco Antonio [d] e é primeira opção para a armação no time do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/08/2012 12h19

Marquinhos esteve para deixar o Olímpico no início deste ano. Descontente e rendendo pouco, o meia recebeu propostas de outros clubes, entre eles o Avaí. Mas uma conversa com Vanderlei Luxemburgo mudou tudo. O atleta, agora, se diz disposto a cumprir todo contrato e celebra momento positivo com boas atuações e participações frequentes.

O treinador chamou Marquinhos para uma conversa ao ver que o atleta não estava contente. O bate-papo também partiu do jogador, que recebia repetidas propostas para se transferir. O que poderia ser um diálogo de despedida acabou virando motivação para permanência e recuperação do bom futebol.

"Ele explicou que naquele momento tinha outras preferências, mas que eu ia ter oportunidade desde que evoluísse nos treinos e nos jogos. É um trabalho de força. Até porque eu tive várias lesões no joelho direito e preciso desse fortalecimento semanal. Continuo fazendo. Não é porque as coisas estão caminhando para o lado positivo que vamos deixar de fazer. Ao contrário, temos que melhorar e aperfeiçoar o que temos. A conversa foi bastante positiva, pois tinha outras propostas para deixar o Grêmio, mas não queia sair daqui. Quero cumprir o meu contrato. Brinco com os dirigentes que eu tava em casa bem tranquilo e foram lá me contratar. Agora, vão ter que me aguentar até o fim do contrato (risos)", disse o armador cujo vínculo vence em 2014.

Desde então o rendimento cresceu espantosamente. Marquinhos é atualmente a primeira opção para mudar jogos complicados no Grêmio. Foi assim contra o São Paulo, quando entrou no segundo tempo e deu nova movimentação ao time. "Com ele deixo o meio-campo mais técnico, com melhor saída", elogiou Luxa.

"Sempre lutei pelo meu espaço. Continuo atrás do meu objetivo. Em todas as equipes, desde o início de carreira, sempre joguei. Claro, às vezes fico no banco, umas vezes entro e em outras não. Temos que ter a consciência que tem alguns momentos em que o jogador não rende. Isso é normal. Estava acontecendo comigo, mas o mais importante é você saber assimilar críticas e opiniões de pessoas que não te agradam", acrescentou o meia.

Os jogadores do Grêmio trabalham nesta terça. O próximo compromisso será na quarta, contra a Portuguesa, no Olímpico, às 19h30, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.