Topo

Marquinhos vê grupo do Grêmio "abraçando a causa" e com "cara de título"

Meia Marquinhos vê grupo engajado no projeto de conquistar um título no último ano do Olímpico - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Meia Marquinhos vê grupo engajado no projeto de conquistar um título no último ano do Olímpico Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

14/08/2012 10h04

Marquinhos acredita que o bom momento do Grêmio dentro de campo é reflexo de um vestiário harmonizado e formado por jogadores que “abraçaram a causa” do clube de se empenhar ao máximo para voltar a conquistar títulos nacionais ou internacionais, o que não ocorre desde 2001. Há sete rodadas na quarta colocação, o jogador de 30 anos vê o elenco disposto a se doar pelo coletivo e isso anima o meia a confiar que é possível conquistar o título do Brasileirão.

“Esse grupo abraçou uma causa que não é dele. O Grêmio está há mais de 10 anos sem títulos importantes. E a gente não tem nada a ver com esses 10 anos, mas nós abraçamos a causa. Eu estou há um ano no Grêmio. O Luxemburgo há cinco. O pessoal está sentindo pelo clube passar por esse tempo sem ter as conquistas. Quando isso acontece, é um cheirinho de quero título. A gente viu a dor do torcedor. Pode ver que depois do jogo, todos se abraçam na comemoração. Estamos com cara de título e a gente vai batalhar muito para conseguir esse objetivo. Queremos entrar para a história”, declarou o meia.

Marquinhos é reserva por opção do técnico Vanderlei Luxemburgo, mas vem entrando no decorrer dos últimos jogos e não vê problema com a atual situação. Admite que passou por momentos ruins e vem treinando duro para recuperar o espaço perdido. Na partida contra o São Paulo, o meia participou dos dois gols. No primeiro, cruzou para Werley desviar de cabeça e, na sequência, iniciou a jogada que terminou com gol de André Lima.

“Ser o 12º ou o 13º não tem problema nenhum. O importante é ser útil para o grupo e estou me sentindo assim. [...] Tenho uma autocrítica muito positiva, me cobro bastante e treino bastante. Acredito que futebol não tem segredo, tenho que lapidar a qualidade que me trouxe para o Grêmio para quando entrar em campo conseguir render. Estou conseguindo. A nossa equipe, em um todo, está indo muito bem, o que facilita bastante”, declarou Marquinhos.

O Grêmio realiza a partir das 15h30 o último treinamento antes de enfrentar a Portuguesa. O jogo contra os paulistas ocorre na quarta-feira, às 19h30, no estádio Olímpico. Após 16 rodadas, o tricolor gaúcho é o quarto colocado com 31 pontos. A Lusa ocupa a 12ª com 18.