Topo

Atlético-MG pode garantir título simbólico de campeão do 1º turno ao final desta rodada

Vitória sobre Vasco (f) deixa Atlético com chances de "ganhar" 1º turno nesta rodada - Bruno Cantini/Atlético-MG
Vitória sobre Vasco (f) deixa Atlético com chances de 'ganhar' 1º turno nesta rodada Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

15/08/2012 06h00

Com duas rodadas de antecedência, o Atlético-MG poderá conquistar já na 17ª rodada do Brasileirão, que começa nesta quarta-feira, o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Para que isso aconteça, o alvinegro mineiro precisará vencer o Atlético-GO, em Goiânia, contar com ajuda do rival Cruzeiro diante do Fluminense e tropeço do Vasco, que recebe o Coritiba, na quinta-feira, em São Januário.

Com 38 pontos, o Atlético atingirá 41 pontos, com 13 vitórias, caso derrote o Atlético-GO, nesta quarta-feira, às 20h30. Se o Fluminense, vice-líder, com 35, perder para o Cruzeiro, na mesma noite, no Independência, e o Vasco, terceiro colocado, empatar com o Coritiba, o alvinegro mineiro será campeão do primeiro turno, já que não poderá ser mais superado, levando-se em conta os critérios de desempate.

O Fluminense tem 35 pontos, com dez vitórias, se não somar pontos diante do Cruzeiro, poderá chegar apenas a 41 pontos, mas com 12 triunfos no máximo, perdendo assim para o Atlético no primeiro critério de desempate, que é exatamente o número de vitórias.

Já o Vasco, que foi derrotado pelo Atlético-MG, por 1 a 0, domingo passado, soma quatro pontos a menos que o time de Cuca, e a exemplo do Fluminense tem dez vitórias. Caso não vença o Coritiba também não poderá ultrapassar o Atlético ainda no primeiro turno.

Fluminense e Vasco, levando-se em conta os jogos deste meio de semana, têm nove pontos a disputar, enquanto o Atlético-MG ainda terá 12, por causa do adiamento do jogo com o Flamengo, pela 14ª rodada, que será disputado somente em 26 de setembro, em Volta Redonda.

O zagueiro Rafael Marques minimiza o título simbólico do primeiro turno com antecedência e pede foco do Atlético voltado para o xará de Goiânia. “Nosso pensamento é jogo após jogo, todo jogo no Atlético é encarado como decisão, contra o Atlético-GO é mais um jogo assim, se a gente conseguir este título simbólico não é para comemorar, mas sim por estar mais perto do objetivo”, disse.

A diferença de campanhas entre os dois Atléticos também não deixa o atacante Jô “tranquilo”. O time mineiro é o líder, enquanto os donos da casa estão na lanterna, com 11 pontos somados e apenas duas vitórias.

“Tem de ter mais cuidado nesses jogos do que foi o clássico contra o Vasco, time difícil, campo grande, gramado alto, este é mais uma final, estamos encarando todos os jogos como uma final“, observou o artilheiro atleticano no Brasileirão, com cinco gols.