Topo

Grêmio cria trabalho específico para ensinar Leandro a trocar drible por finalização

Leandro recebe orientações de Vanderlei Luxemburgo em treino do Grêmio  - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Leandro recebe orientações de Vanderlei Luxemburgo em treino do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/08/2012 10h03

Leandro teve surgimento meteórico em 2011, caiu, e agora volta a ser considerado aposta de valor no Grêmio. O jovem recebe elogios repetidos de Vanderlei Luxemburgo. No entanto o treinador deixa claro que ainda há muito a crescer. Por isso um trabalho específico com os auxiliares técnicos foi posto em prática e visa ensinar o jogador a abdicar do drible e finalizar.

Leandro prefere um toque a mais na bola do que simplesmente o chute. Tal situação ficou ainda mais clara no jogo-treino de sexta-feira, contra o Novo Hamburgo. O atacante, por duas vezes, ficou cara a cara com o goleiro adversário e, em vez de chutar, preferiu tentar o drible. Perdeu ambas jogadas.

Luxemburgo, aos gritos, tentou corrigir ainda durante o jogo. Logo após, em entrevista coletiva, o comandante revelou que seus auxiliares iniciaram um trabalho específico com o jogador. A atividade consiste em repetidos arremates em gol após os treinos normais. O avante é orientado por Roger e Émerson.

"Ele é muito veloz, fica muito na frente do zagueiro. Mas se ficar dois metros para o lado, chegará sempre na cara do gol. Às vezes ele prefere o drible a finalizar. Temos ensinado isso para ele. O posicionamento tem que melhorar. Ele, por vezes, aceita muito a marcação do adversário. Tem que sair para o lado. Qualquer chutão da defesa vira um lançamento porque é muito rápido.  O que não pode ocorrer é como hoje, que ficou na cara do goleiro e abdicou de finalizar", revelou o técnico.

Após período de ostracismo, Leandro voltou a ser importante para o Grêmio na vitória contra o Sport, no Olímpico. No jogo, ele findou jejum de 350 dias e marcou dois gols fundamentais em um jogo difícil.

Pouco depois, porém, ele acabou lesionado e teve sequência interrompida. Recuperado, o atacante entrou contra Portuguesa e será titular diante do Figueirense, neste domingo, às 16h, no Olímpico, pela 18ª rodada do Brasileirão.

"Quando coloquei o Leandro no jogo passado, sabia que conseguiria abrir espaços. O futebol precisa disso, de drible, de jogada individual. Ou fica um negócio muito chato", finalizou Luxa.

O Grêmio realiza último treinamento neste sábado. Kleber e Pará estão fora do próximo jogo. Vanderlei Luxemburgo fez questão de manter mistério na equipe titular. Bertoglio está de volta, mas não ficará no banco de reservas por opção técnica.