Topo

Grêmio terá que superar tabu de nove anos para atingir meta do primeiro turno

Marcelo Moreno retorna da seleção boliviana e reforça o Grêmio contra o Figueirense - Fernando Maia/UOL
Marcelo Moreno retorna da seleção boliviana e reforça o Grêmio contra o Figueirense Imagem: Fernando Maia/UOL

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

19/08/2012 06h06

Para atingir a meta de 37 pontos no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Grêmio precisará vencer o Figueirense, neste domingo, e o Internacional, no dia 26, no estádio Beira-Rio. O primeiro desafio é contra o lanterna da competição, mas também contra um adversário que leva vantagem histórica nos confrontos realizados dentro do estádio Olímpico.

  • Arte UOL

    Grêmio e Figueirense se enfrentam neste domingo, no Olímpico, às 16h, pela 18ª rodada do Brasileiro

Desde 1976, quando ocorreu o primeiro jogo, os catarinenses venceram três partidas, empataram duas vezes e foram derrotados duas vezes em Porto Alegre. A última vez que os gaúchos venceram foi no dia 4 de outubro de 2003. Na oportunidade, Anderson Lima, Gilberto e Christian marcaram para o tricolor.

Quarto colocado, com 31 pontos, o Grêmio busca recuperação após a derrota de quarta-feira para a Portuguesa em casa. Com dificuldades para vencer clubes do meio da tabela para baixo, como Sport, Bahia e a Lusa, os jogadores e a comissão técnica tem a receita para voltar a marcar pontos e se manter entre os quatro clubes que lideram ou se aproximar ainda mais dos três primeiros.

“Ficamos em cima, pressionando e o adversário tem o espaço para o contra-ataque. É uma situação, onde não só o sistema defensivo tem que melhorar. Toda a equipe tem que evoluir. Temos que matar a jogada, quando perdemos a bola, para não dar espaços”, declarou o zagueiro Werley. “Eles [os clubes do meio da tabela para baixo] vêm fechados, quando marcam o gol, se fecham ainda mais. Precisamos fazer o gol primeiro para que eles tenham que sair para o jogo e a gente ter mais espaço. Se eles marcarem primeiro, fica ainda mais difícil”, completou o defensor.

Na história dos confrontos entre os dois clubes, os catarinenses têm oito vitórias, os gaúchos cinco e ocorreram ainda três empates. No Brasileiro, o Figueirense ocupa a 20ª colocação e venceu apenas dois jogos em 17 rodadas. A partida contra o Grêmio está marcada para as 16h, no estádio Olímpico.