Topo

Grêmio espera mais pressão e prevê adversários 'pipocando' em jogos no Olímpico

Jogadores do Grêmio comemoram no Olímpico e esperam mais pressão sobre rivais - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Jogadores do Grêmio comemoram no Olímpico e esperam mais pressão sobre rivais Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/08/2012 09h31

Depois de reclamar repetidamente das vaias da torcida, o técnico Vanderlei Luxemburgo está quase satisfeito. Neste domingo, na goleada por 4 a 0 sobre o Figueirense, os aficionados apoiaram o Grêmio durante toda partida. No entanto ainda não está como o pretendido. Segundo o comandante de campo, os oponentes irão 'pipocar' no futuro.

A expressão 'pipocar' é comum no futebol. Consiste em tremer, titubear, entrar assustado em determinada partida. Vanderlei Luxemburgo já admitiu várias vezes que era assim que seus times se sentiam quando jogavam contra o Grêmio em Porto Alegre. Este é o espírito que o treinador espera reviver em breve.

Não havia qualquer motivo para contestação neste domingo. Mas mesmo antes do placar contra o Figueirense ser aberto - quando inúmeras chances foram desperdiçadas - os gremistas não apuparam em momento algum. Pelo contrário, cantaram, incentivaram e gritaram o nome dos jogadores.

"Se eles ficassem chateados hoje [domingo] teríamos que ir para casa mais cedo. Não tinha como ir contra. Mas ainda não está da maneira que conheci, vai ficar mais legal, melhor, confio no torcedor. Os adversários vão entrar em campo pipocando", prometeu Luxa. "O turno vai virar, a competição vai chegar mais no fim, e vai ficar como eu quero", acrescentou.

No embalo da torcida, o Grêmio não tomou conhecimento do Figueirense. Agora, porém, terá uma sequência de dois jogos fora de casa. O primeiro deles ocorre na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, contra o Coritiba, no Paraná. O encontro ocorre às 19h30. Por ter vencido por 1 a 0 em casa, o time gaúcho joga pelo empate.

Logo em seguida, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o oponente será o Internacional, no estádio Beira-Rio. Mesmo em obras, a casa vermelha irá receber o clássico. Ainda não houve definição sobre quantos ingressos serão destinados ao torcedor visitante. O elenco gremista se reapresenta nesta segunda-feira.