Topo

Cruzeirenses se animam com volta do clássico a BH, atleticanos respondem com indiferença

Em abril deste ano, Cruzeiro e Atlético-MG empataram em 2 a 2, na Arena do Jacaré - Washington Alves/Vipcomm
Em abril deste ano, Cruzeiro e Atlético-MG empataram em 2 a 2, na Arena do Jacaré Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Bernardo Lacerda e Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

22/08/2012 08h01

Depois de passar pouco mais de dois anos e meio sem se enfrentarem em Belo Horizonte, devido às obras dos estádios Mineirão e Independência, Cruzeiro e Atlético-MG voltam a se encontrar na capital mineira, neste domingo, às 18h30, no novo Independência. O retorno, que a exemplo do que acontecia no interior, será com torcida única, é bem recebido pelos cruzeirenses, enquanto para o lado alvinegro é visto com indiferença.

“É muito bom voltar para cá, para jogar o clássico em Belo Horizonte. Esperamos que o torcedor vá, compareça em grande número, para nos apoiar, já que vão ser só eles. Precisamos do torcedor, porque assim somos mais forte”, avaliou o volante Leandro Guerreiro.

Já o meia-atacante atleticano Danilinho considera que o retorno do clássico à capital não influenciará o resultado. “Clássico nunca tem favorito, muda tudo, espero que neste jogo possa sair vitorioso, sair jogando bem. É manter a ponta e tentar distanciar do segundo colocado, mas jogar em BH não muda nada”, destacou.

O último clássico entre as duas equipes em Belo Horizonte aconteceu em 20 de fevereiro de 2010, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Na ocasião, o time celeste venceu o rival por 3 a 1. Depois disso, os estádios Independência e Mineirão foram fechados para reformas. Com o segundo agora reformado, os dois clubes podem voltar a atuar na capital.

Com a impossibilidade de acontecer na capital mineira, o clássico foi realizado por oito vezes no interior de Minas Gerais, sendo sete em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, e um em Uberlândia, no Parque do Sabiá. Em abril deste ano, em jogo válido pela fase de classificação do Mineiro, houve empate em 2 a 2, na última vez que os dois rivais se encontraram.

No retrospecto recente fora de Belo Horizonte, o Cruzeiro conseguiu quatro vitórias, o Atlético triunfou três vezes e este ano os rivais empataram na primeira fase do Estadual. O último clássico pelo Brasileiro foi marcado pela goleada celeste por 6 a 1, resultado que livrou a equipe do rebaixamento e tirou a vaga da Copa Sul-Americana do clube alvinegro, em dezembro do ano passado..

Líder do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, e há 12 rodadas sem perder, o Atlético-MG chega com status de favorito. Já o time celeste mantém a fase irregular, ocupa a oitava colocação e tenta se recuperar da goleada sofrida para o Coritiba, por 4 a 0, na última rodada.