Anderson Pico participa de gol em clássico, recebe elogios e vira titular do Grêmio

Anderson Pico participa de Gre-Nal e vira titular do Grêmio com boas atuações - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Anderson Pico participa de Gre-Nal e vira titular do Grêmio com boas atuações Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/08/2012 09h59

A trajetória de Anderson Pico no futebol pode tranquilamente ser comparada ao percurso de uma montanha russa. O atrativo brinquedo de parques de diversão assusta os que se aventuram nele pelas subidas e quedas rápidas. Depois de empréstimos em série, críticas por excesso de peso e dúvidas que apontavam um fim prematuro na carreira do lateral esquerdo, ele renasceu no Grêmio, participou do gol no Gre-Nal e virou titular do time.

Em 2008, todos apontavam Pico como uma promessa de futuro. Lançamentos longos em cobranças de lateral, faltas e cruzamentos precisos, chute forte e com a mesma capacidade seja com a direita ou a esquerda argumentavam pela aposta vinda da base gremista.

No entanto excessos cometidos em noitadas, ganho fácil de peso e falta de compromisso profissional - admitido pelo próprio atualmente - o fizeram ter a primeira descida na montanha russa da carreira. Anderson deixou de ser titular para ser repetidamente emprestado.

Desde então foram temporadas no Figueirense, Brasiliense, São  José-RS, Juventude e Santo Ângelo-RS. Em nenhum deles, porém, ele conseguiu se firmar. Até que, faltando menos de um mês para o fim de seu contrato, o Grêmio apresentou uma última chance.

Empenhado, Pico resolveu subir de novo. Perdeu 12 Kg em um tratamento específico comandado pelo preparador físico das categorias de base do Grêmio, Diego Mello, treinou em três turnos, convenceu a ponto de ter vínculo renovado e aos poucos ganhou chances. Hoje, Vanderlei Luxemburgo admite: Pico é titular.

"Eu não tenho dúvidas, tenho elenco. Na hora que tiver que ser o Pará, vai ser. O Anderson se recuperou muito e conhece o futebol do Sul. É destro, e jogando pela esquerda. Muitos foram contra quando era o Pará, que também é destro e joga pela esquerda. Ele [Anderson Pico] tem qualidade. Não fez nada diferente do que está fazendo. O Pará também. Marcou e jogou. Por hora, joga o Pico", definiu Luxemburgo.

Anderson relaciona o crescimento à família. Hoje mais velho, mesmo que com apenas 23 anos, pai do pequeno Pedro, de 3 anos, e que o acompanha nos jogos disputados no Olímpico, o lateral aproveita sua última oportunidade no futebol para reiniciar a carreira e ter trajetória de crescimento. Tanto que partiu de Pico o cruzamento mal afastado pela zaga do Inter que Elano colocou na rede no domingo, na vitória gremista por 1 a 0 no Gre-Nal.

Os jogadores do Grêmio voltam a trabalhar nesta segunda-feira. O próximo adversário será o Vasco, no Olímpico, quarta-feira, às 22h, pela 20ª rodada do Brasileirão.