Topo

Inter põe ataque à prova e tenta fugir de sua contradição ofensiva contra o Coritiba

Damião e Forlán estão no topo da lista de finalizações, mas Inter vive jejum de gols - Alexandre Lops/Divulgação Inter e Guilherme Testa/PressDigital
Damião e Forlán estão no topo da lista de finalizações, mas Inter vive jejum de gols Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Inter e Guilherme Testa/PressDigital

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/08/2012 06h00

O melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, o camisa nove da seleção brasileira e um técnico que já foi atacante e gosta de jogar para frente. Os jogadores com melhor média de finalização no Brasileirão. O Internacional tem todas as ferramentas para ser um dos times mais efetivos do Brasileirão, mas está longe disso e vive uma seca que escancara a contradição.

  RAIO-X COMPLETO DE CORITIBA E INTER

  • Escalações, números e notícias do jogo. CONFIRA

A partida contra o Coritiba, nesta quarta-feira, é a nova chance para o setor ofensivo do Colorado deslanchar. O retrospecto adversário, aliás, é animador. A equipe de Marcelo Oliveira tem a pior defesa do certame.

O grande problema do Inter, contudo, está exatamente aí: no choque das estatísticas com a realidade. A principal diferença entre os números e o real está em Forlán.

De acordo com o DataFolha, o uruguaio é o líder no critério finalizações a gol. Com 4,5 arremates por partida. O detalhe é que ele já alcançou 500 minutos sem balançar as redes.

“O Forlán foi contratado para três temporadas. Não foi contratado para ser testado em 10 dias”, rebateu Fernandão diante das cobranças feitas ao camisa 7 de seu time. “Ele só está criando oportunidades pela qualidade que tem. A bola dele vai entrar. Ele foi contratado para três temporadas e vai dar um retorno muito bom para o Internacional”, acrescentou.

Leandro Damião, goleador em Londres, é o terceiro desta lista de finalizações. Tem média de 3,6 chutes a gol por partida e três gols marcados no Campeonato Brasileiro. Dagoberto, que não figura no topo da estatística, é o artilheiro da equipe com quatro gols.

A incoerência do ataque do Inter não é assunto novo. Tanto que Fernandão baseou sua entrevista após o Gre-Nal exatamente na falta de pontaria. E até fez treino especial na terça. Buscando melhorar o rendimento na cara do gol.

“Você tem que saber concluir. Se você souber concluir, sai na frente e sabe aproveitar melhor o jogo. Vai ter inclusive mais espaços. As chances vão aparecer mais também, exatamente pelos espaços”, disse o treinador.

Diante do Coritiba, Forlán e Damião estarão em campo. Fred será o responsável pela armação. E Fernandão ficará do lado de fora cobrando esmero nas conclusões. Com melhor finalização, o Internacional mira retomar sua campanha no Brasileirão. O fraco desempenho do ataque tem influência direta na queda na tabela e no jejum de vitórias que já chega a três rodadas.

                ATAQUE DO INTERNACIONAL NO BRASILEIRÃO EM NÚMEROS

JogadorFinalizaçõesGols
Diego Forlán4,5 chutes a gol por jogo0
Leandro Damião3,6 chutes a gol por jogo3
Dagoberto2,3 chutes a gol por jogo4
Jajá2 chutes a gol por jogo2
Rafael Moura0,3 chutes a gol por jogo (incluindo jogos pelo Fluminense)0
Número de gols no 1º turno:22 gols em 19 partidas6 de cabeça, 8 de pé direito e 8 de pé esquerdo