Topo

Cuca evita tratar empate com Ponte como 'tropeço' e diz que não é hora de "rever conceitos"

Cuca diz que não há razão para fazer cobranças sobre os jogadores atleticanos - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Cuca diz que não há razão para fazer cobranças sobre os jogadores atleticanos Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

30/08/2012 06h00

O returno do Campeonato Brasileiro não começou da maneira que esperava o Atlético-MG, campeão simbólico da primeira fase com antecedência. O alvinegro mineiro, pela primeira vez nesta competição, completa dois jogos sem triunfo, mas não perdeu a liderança, por causa do empate do Fluminense, no Engenhão, em 1 a 1, contra o Corinthians.

E o clube paulista, que o auxiliou a se manter na primeira colocação, com 44 pontos, um a mais que o Fluminense, que fecha a 20ª rodada, com 43, poderá fazê-lo perder a liderança no final de semana, quando os dois times se enfrentarão em São Paulo.

Enquanto o Atlético-MG desafiará o Corinthians, como visitante, o Fluminense terá jogo também fora de casa, em Florianópolis, contra o Figueirense, atual lanterna da competição nacional.

Para o lateral esquerdo Júnior César, o Atlético-MG tem de fazer a sua parte, sem se preocupar com os jogos do Fluminense ou de qualquer outro concorrente. “Temos de continuar fazendo o nosso trabalho independente do que acontecer com os outros times”, destacou.

A primeira rodada do returno marcou ainda a aproximação do Grêmio, que venceu o Vasco, por 2 a 0, e beneficiou-se dos empates de Atlético e Fluminense. Dessa forma, o tricolor gaúcho foi a 40 pontos, três a menos que o time carioca e quatro abaixo da equipe atleticana.

Cuca acredita que o returno será mais equilibrado do que foi a primeira etapa. “Campeonato não vai ganhar assim quando quiser, ninguém quer perder, mas ninguém vai ganhar apenas porque quer, quando quer”, observou.

E o treinador atleticano quer evitar a consequência negativa sobre o elenco pelas duas partidas consecutivas sem vitórias, com empates diante de Cruzeiro e Ponte Preta, ambos por 2 a 2. “Se for agir assim como está falando, pois empatou duas partidas, vai ter de rever conceito, conversar com os jogadores, cobrar e não é assim”, salientou Cuca.

O Atlético-MG fez 19 partidas, obtendo 13 vitórias, cinco empates e perdendo apenas uma vez. “Perde-se dois pontos aqui, busca-se às vezes três, quando se imagina que vai buscar um. O Campeonato é duro, a Ponte Preta já tinha ganho fora de casa do Cruzeiro, do Botafogo, defende muito bem, marca individualmente e traz muitas dificuldades”, analisou.